quarta-feira, 8 de julho de 2020

Dia 4 - #conquistasdemim - Meu cantinho e desabafo sem planejamento

O #conquistasdemim deu uma tarefa muito legal para o dia de hoje. 
Na verdade são duas tarefas.

Uma delas consiste em montar um cantinho seguro para mim e o outro em escrever algumas páginas de autoconhecimento.

O cantinho eu novamente já antecipei, já que já tinha criado antes mesmo de ser tarefa.
Desde que eu voltei do Brasil agora depois de uma quarentena eterna de três meses sem ter minhas coisas e meu canto já que eu estava na casa dos meus pais, que eu tenho aproveitado muito meu espaço e minhas coisinhas.
Então todos os dias eu acordo e venho sentar na minha mesa (que sempre esteve aqui mas que nunca usei, para falar a verdade) e fico aqui trabalhando nos meus hábitos e nas tarefas que eu mesma tenho criado para mim mesma. Aí eu tomo sol, já que minha mesa fica na janela e durante grande parte do dia tem sol, e fazendo minhas edições, mexendo no computador, lendo... Tem sido bem melhor que ficar o dia todo no sofá jogada (a coluna também agradece).

Então essa primeira tarefa eu já tinha cumprido antes mesmo de ser pedida.

A segunda tarefa de escrever algumas páginas de autoconhecimento nada mais é do que escrever três páginas de tudo o que estou sentindo e pensando, mesmo que não tenha coerência, mesmo que não seja nada, eu tenho apenas que parar por uns minutos e concentrar 100% em mim mesma e colocar em palavras como estou agora.
Eu decidi escrever aqui no blog ao invés de escrever em um caderno, porque no futuro talvez eu ache engraçado ler isso. Espero que eu consiga ser sincera comigo mesma e não tentar mascarar algumas coisas só porque está em ambiente público, mesmo que seja um público que poucas pessoas tenham acesso ou conhecimento.

Vou usar esse mesmo post para escrever essas "páginas" como se fossem um diário.

Hoje é quarta feira e faltam apenas alguns dias para a quarentena acabar, no sábado já estarei livre para sair e ver minha cidade de novo.
Já tenho planos para sábado e segunda.

No sábado vamos nos encontrar com um casal de amigos e vamos em um lugar que visitamos no verão do ano passado e que eu amo muito, porque é um lugar muito lindo na cidade aqui do lado. Vamos passar no Subway antes e levar sanduíches para um picnic.
O que me deixa um pouco insegura é o fato de eu estar colocando isso em palavras e dividindo com pessoas, porque eu já notei que muitas das vezes que eu divido planos ou expectativas elas se frustram, mas ao contrário do que algumas pessoas geralmente se noiam, o meu caso não tem a ver com olho gordo das pessoas em assuntos felizes para mim, mas que é o destino e o universo falando que eu tenho que aprender a guardar coisas para mim e que eu não mereço fazer planos e empolgar ao ponto de dividir com pessoas, eu tenho que entender que eu não tenho o controle de nada, quem está no controle é o universo.
E talvez você ache que universo eu quero dizer Deus, mas não é. Eu acredito em Deus, mas para mim Deus é com certeza diferente do que Deus é para você. Eu não acho que Deus controla as coisas, que Ele que decide o que vai acontecer e que muito desses acontecimentos dependem de como eu porto na vida. Não, para mim Deus nada mais é do que uma força que existe dentro de mim para me dar a força que eu preciso para fazer as coisas, mas que se eu não levanto da cama e corro atrás eu não vou conseguí-las. 
Por outro lado, eu acho que Deus move algumas coisas para nos ensinar sobre a vida. E acredito também em vidas passadas, em erros passados e que a gente volta nesse mundo várias vidas para que possamos aprender a sermos melhores. 
O universo por outro lado é quem controla mais as coisas, é quem decide o que vai acontecer ou não. É como se o universo fosse uma "entidade" que muitas vezes decide brincar com a gente e que ri e se diverte com o que a gente passa aqui.
Por exemplo:
Quando eu estava no Brasil tentando voltar para casa, minha passagem foi cancelada sete vezes, e cada uma dessas vezes eu tive diversos tipos de sentimento, e eu conseguia vendo o universo se divertindo com isso.
Eu gravei tudo isso e tenho em vídeo, então eu consigo ver o que eu senti quando as passagens eram canceladas e como eu estava (otimista ou pessimista) em relação ao futuro.
Todas as seis primeiras vezes eu mostro que estava otimista e repetia "agora vai!" muito feliz. Eu cheguei até a parar de falar com as pessoas com essa ideia aí de evitar olho gordo ou algo assim, mas nada disso mudou nada.
Em uma das vezes inclusive eu cheguei a não querer falar alto sobre minha expectativa positva para não jinxar (aportuguesei essa palavra, ta. Em inglês é jinx e quer dizer agourar).
Aí na última marcação da passagem, está gravado em vídeo e eu me lembro claramente do sentimento, eu perdi totalmente as esperanças e tinha CERTEZA MAIS QUE ABSOLUTA de que ela seria cancelada de novo. Então, apesar de eu acompanhar a passagem todos os dias e ver que ela se aproximava a cada dia, eu não tive aquela sensação positiva de que estava chegando.
O que aconteceu? O universo riu porque foi exatamente a passagem que deu certo e que me fez retornar para casa.
Toda essa perda de foco foi só para falar que é assim que me sinto. Eu faço planos e o universo ri.
Logo eu, pessoa extremamente controladora, que gosta de ter controle consciente sobre tudo.

Eu estou fazendo diminuindo meu acesso ao Instagram, limitando a no máximo 45min por dia. E ontem rolou uma situação que eu queria ver o retorno de algo que estava lá, até comentei com a Flavinha sobre isso, que meu tempo no Instagram estava acabando e eu tinha apenas mais cinco minutos. 
Os 45min acabaram e eu ainda não tinha visto que eu queria ver. Eu poderia muito bem continuar acessando, porque apesar de eu ter limitado esse acesso direto no celular e ele não me deixa abrir o app, eu podia selecionar ignorar e continuar fazendo e acompanhando o que eu queria.
E era o que eu queria fazer, eu queria continuar lá, essa era minha vontade real naquele momento, mas eu AMO a sensação de querer MUITO fazer uma coisa e controlar essa vontade ao ponto de não fazer. Eu me sinto MUITO poderosa e no controle! hahahah Olha que loucura isso. Eu sinto prazer em querer fazer alguma coisa e ter controle o suficiente para não fazer.
Eu faço isso constantemente com vontade de comer doces, chocolares, chips..., eu seguro essa vontade e simplesmente não faço. Acho que a sensação de controle para mim é mais gostosa que comer ou fazer o que eu queria inicialmente.

Saí totalmente do assunto, ne. Mas acho que o objetivo da tarefa é essa, é deixar a cabeça ir onde quiser (e está funcionando, viu).

Segunda o Marco vai me ligar e me contar uns negócios, então eu vou descer e ficar sentada ou caminhando no lago enquanto converso com ele. É bom que eu tenho privacidade com ele e deixo o Kalil trabalhar sem incomodar ele.
Marco, quem é Marco, né?! Nunca falei dele.
É um amigo do Kalil e do Rene que eu conheci através deles. Se não fosse por eles eu nunca o teria conhecido. Acho que ele estudou com o Rene ou algo assim (Rene é primo do Kalil, para quem não sabe).
Eu e Marco somos muito diferentes apesar de agora termos descoberto que somos MUITO parecidos e isso é muito doido. Temos idades diferentes (eu tenho 31 e ele tem 28), eu cresci em um lado da cidade e ele em outro, frequentamos escolas diferentes, lugares diferentes, amigos diferentes. Não teria outro jeito de eu conhecê-lo se não fosse pelo Kalil.
Aí vários anos atrás o Kalil e os amigos viciaram em encontrar para jogar BG (boardgame) e eu comecei a ir depois de um tempo, e foi nessa que conheci o Marco.
Nosso santo bateu meio que instantâneo. 
Um tempo depois foi aniversário dele e ele chamou a gente. Foi um encontro de vários amigos na casa dele. Ele que deu comida, bebida e tudo, a gente só tinha que estar lá.
São coisas que eu nunca esqueço hahahah muito engraçado como tem coisas que a gente não esquece, ne! Isso deve ter mais de cinco anos.
Ele sabia que eu adorava Stela Artois e comprou só para mim. Todo mundo tomando cerveja normal, mas para mim ele comprou a cerveja que eu gostava. Aí eu me lembro que a gente sentou em um canto (eu, Kalil, Rene e um outro amigo dos meninos que eu não me lembro) e do meu lado, pregado na parede, tinha um papel com a senha do wifi, assim todo mundo podia chegar e já acessar a internet da casa dele.
Coisa boba, ne, mas não é, gente! É exatamente isso. É esse o cuidado que eu dou valor, que eu não esqueço, que eu guardo com carinho no meu coração.
Ele poderia não ter comprado a cerveja para mim e poderia não ter dado a senha da internet dele assim tão simples. As pessoas pediriam a senha e ele daria e eu tomaria normalmente qualquer outra cerveja que tivesse lá, mas ele teve o cuidado de comprar para mim a minha cerveja e de disponibilizar a senha para todos facilmente.
Isso foi há cinco anos, ne!
Aí os meninos tinham um grupo de bate papo sei lá onde e eu entrei.
Teve uma época que estava na moda posts nas redes sociais de pessoas fazendo bolos tentando fazer formatos e ficando totalmente diferente e eram muito engraçados.
Eu e o Marco ríamos disso e achávamos aquilo engraçado mais que as outras pessoas, aí começamos a compartilhar no privado entre nós quando a gente via. Eu me lembro particularmente sobre um da Elsa do Frozen que era detestável ahahhahaha
Mas aí o tempo passou a gente parou de compartilhar, mas eventualmente a gente mandava e falava "não tem como ver esses bolos e não lembrar de você".
O tempo passou e a gente meio que parou de conversar. Não brigamos nem nada, só distanciou.
Mas ele sempre teve um carinho muito grande por mim e pelo Kalil. Quando a gente estava para vir embora, Marco estava em uma fase de festas e cervejadas de faculdade e shows e baladas e etc, então a gente se via muito pouco. No último BG que teve antes de gente vir ele desmarcou um encontro com umas amigas para ir passar a noite jogando BG com a gente para se despedir (novamente, olha o carinho e o cuidado).
Aí viemos e ficou isso aí. Nunca mais falei com ele.
Aí a quarentena veio e a gente voltou a conversar e eu vou sincera e falar que vou lá no Ig agora ver como que eu e ele trocamos Wapp e começamos a conversar praticamente TODOS OS DIAS. 
Eu não consegui chegar até a origem de tudo isso porque tem MUITA conversa nossa e muita marcação em coisa engraçada, mas eu tenho quase certeza que tudo começou com BBB.
SIM!!!!!!!!!!! É ISSO!!!!!!!!!! LEMBREI.
Um dia, no meio da quarentena, o Kalil em Toronto, eu, Marco e Gnomo em BH e Rene e Lais em São Carlos nos juntamos para jogar um jogo online de desenhar com Discord aberto para rirmos e conversarmos enquanto jogávamos. Aí no meio da conversa eu, Gnomo e Marco começamos a falar de BBB, que na época estava ENOOOOOOOORME e eu e Marco começamos a conversar diariamente sobre o que estava rolando lá e dando opinião e xingando e torcendo. Trocamos Wapp para podermos acompanhar uma eliminação juntos e depois disso nunca mais paramos de conversar.
hahahahahahahahah
A gente fala sobre muito nada, mas também conversamos sobre mil coisas profundas e assuntos sérios, e esses são os meus favoritos.

Nossa, falei tudo isso apenas para falar que eu tenho dois dias de coisas programadas após o fim da minha quarentena.
Acho que está bom, ne! Eu meio que distraí e parei de focar porque o digníssimo marido chamou para falar sobre uma coisa serviço dele e eu levantei para almoçar, aí ele me mandou uns vídeos que queria que eu assistisse, e depois de três horas eu voltei aqui, então eu meio que perdi o fio da meada.
Mas creio que aqui tem três páginas de um caderno escritos, ne! hhahahha

No final das contas eu entendi o que a tarefa estava tentando fazer a gente fazer. Escrever qualquer coisa que vem à cabeça é bem interessante para a gente ver o que tem dentro da cabeça DE VERDADE.
A questão ali do universo e de Deus eu sempre pensei, mas pelo fato de eu nunca colocar isso em palavras eu não conseguia ver de fora. Achei interessante a forma como eu me sinto com relação a isso ahhahahaha 
É bem diferente do que as pessoas sentem, ne! Afinal de contas a maioria das pessoas que acreditam em Deus meio que acham que a gente tem que rezar para conseguir as coisas e que se algo deu errado a culpa é de Deus, mas como que Deus vai parar o que ele está fazendo para fazer o seu time fazer um gol? Ele tem mais o que preocupar do que isso, ne! Mesmo que você o considere onipresente e onisciente, deve ser muito trabalhoso ser Deus, então talvez ele não seja o decididor de tudo no mundo, porque pensando que Ele que faz seu time ganhar um campeonato, quer dizer que Ele que está deixando o corona matar milhares de pessoas e deixando várias pessoas sofrendo, e NA MINHA CABEÇA Deus não faz isso, é a vida. Deus está dentro de NÓS nos ajudando a fazer nossas coisas e lutar nossas batalhas.

EITA QUE AGORA VIROU POST DE RELIGIÃO. 
Não estou muito querendo aprofundar no jeito que eu penso sobre isso não, então vou parar por aqui.

Obrigada para você vencedor que leu tudo isso aqui hahahah Sei que entrar na cabeça das pessoas pode ser meio entedioso e perturbador, mas se você leu, agradeço.
Volta aqui amanhã porque estou bem convencida de que vou manter esse hábito. Tem me feito bem!

ps.: lembra o universo rindo dos nossos planos? Está chovendo agora e está com previsão de chuva para sábado e nosso plano é em lugar aberto, então se continuar chovendo era uma vez meu plano. AFFFFFFFFFFFFF

UPDATE:
Depois de publicar o post, o Kalil me pergunta se está ventando muito, eu olho lá para fora e falo que não, que está apenas chovendo um pouquinho. Ele disse que acabou de receber um comunicado no celular dele de alerta porque está com chance de tornado. Tipo, OI??????? Tornado? Aqui não tem tornado, mas no Brasil também não tem ciclone, ne, então vai entender.
Eu sei que hoje ainda é quarta e que provavelmente o que acontece hoje não influencia nos meus planos de sábado, mas qual a chance de o universo não estar rindo da minha cara nesse exato instante? A chance é grande, ta! Só falo isso





Um comentário: