domingo, 5 de agosto de 2018

Timeline Projeto Canadá

E a gente sonhou e planejou muito e depois de a gente estar aqui todo esse tempo, que ao mesmo tempo que parece que foi ontem, também parece que foi há uma vida, a gente não acredita que conseguiu.

Eu planejei fazer esse post assim que a gente chegou, mas não sei porque não fiz. Então, depois de quase um ano aqui, segue abaixo nossa timeline do projeto Canadá.


Abril/2016 - primeira reunião com 3RA, a empresa que nos ajudou a aplicar para o College do Kalil. Essa primeira visita foi apenas para termos uma leve ideia do que fazer para começar a planejar tudo.

11/11/2016 - reunião na 3RA e foi quando realmente iniciamos os trabalhos. 

15/11/2016 - preenchimento do e-mail a ser encaminhado aos consultores em Vancouver sobre nossa pretensão. Fiz prova on-line de inglês da 3RA para medir nível de inglês = 73%, e não sei como consegui essa nota, sinceramente. E para falar a verdade, não sei nem porque eu fiz essa prova se quem ia aplicar era o Kalil.

16/11/2016 - primeira valor pago à 3RA referente à consultoria = 150cad (400,00) que foi marcada para a próxima semana.

21/11/2016 - Skype com consultores em Vancouver (20:30). Falamos com a Schirley. Atendimento nota mil. Ela apresentou ao Kalil opções de curso dentro do que ele queria. Descartamos Ottawa devido ao baixo mercado de trabalho na área do Kalil. Não cogitamos Vancouver e decidimos por Toronto (yeyyyyy!). Curso de dois anos ou três? (podíamos escolher, já que o curso dele tinha em mais de um College). Dois, já que o work permit depois do curso permite o máximo de 2 anos. Tempo mínimo de permanência = 4 anos. Sugestão de organização financeira é ter o valor para pagar todo o curso. Período divido em 4 meses, tendo assim 3 períodos por ano. 

29/11/2016 - pagamento da taxa de inscrição para o TOEFL (215usd). Prova dia 17/12 às 9hrs.
Obs.: o Kalil já tinha feito a prova do IELTS no ano anterior e tinha conseguido uma nota boa, mas ele fez a opção que era para trabalho e não para college, então tivemos que desembolsar outra prova.

06/12/2016 - Kalil descobre reviews negativos sobre o curso de Design de Jogos e sobre a faculdade Centennial que tínhamos resolvido anteriormente. Nesse momento começa o estresse para pesquisa de novos cursos e faculdades. 

07/12/2016 - eu e o kalil temos uma conversa construtiva no Applebee's sobre nosso futuro. Kalil me conta que conversou com a Graça e pensaram sobre a possibilidade de o Kalil cogitar um curso de programação, tendo em vista salário e bom mercado de trabalho. Humber também é realmente cogitada (14mil cad por ano e três anos de curso).

21/12/2016 - e-mail enviado para 3RA informando sobre nossa decisão de mudar curso e college. Magna nos respondeu informando que enviaria e-mail para Scheyla em Vancouver realizar pesquisa. Aguardando retorno.

21/12/2016 - Scheyla responde o email de qualquer jeito e sem instruções ou explicações. 

26/12/2016 - Toefl envia e-mail informando que o resultado da prova sairá até o dia 29/12, tendo em vista as festas de fim de ano. Kalil começa a ficar nervoso e passa a noite em claro. 

29/11/2016 - sai nota da prova = 99!!! 22 em listening, 26 em speaking, 27 em reading e 24 em writing. Graças a Deus! Primeiro obstáculo ✔️

05/01/2017 - Questões de pagamento do College resolvidas. Segundo obstáculo ✔️

11/01/2017 - ligo para cartório e vejo como funciona casar. Achei meio ladrão, mas o cartório exige que a gente faça uma certidão de nascimento nova para casar e a gente só consegue marcar a data para 30 dias depois porque tem que ser lançado no diário oficial antes. Começa a saga de procurar a certidão. Vamos nos casar no cartório da Rua Guarani.
Obs.: Foi mais ou menos nessa época que corremos atrás de casar correndo, porque descobrimos que casais casados no papel ou com união estável mínima de dois anos tem facilidade para entrar no Canadá. Nosso plano foi o Kalil ir com o visto de estudante (podendo trabalhar 20h semanais nos tempos de escola e 40h semanais nas férias) e eu ir com o Open Work Permit, que é o visto de trabalho full time atrelado ao visto dele.

25/01/2017 - escolhendo quem vai fazer a tradução juramentada dos documentos. Liguei para quatro pessoas e acabamos decidindo pela Eliana que é uma pessoa que adoramos. Muito atenciosa e nos pareceu honesta. 

27/01/2017 - fomos informados que o Kalil precisaria do histórico da escola para aplicar para o College, mas nesse dia descobrimos que precisaríamos do histórico da faculdade. Kalil deve entrar em contato com a faculdade e pedir para eles (informação fornecida pela tradutora juramentada, Eliana).

31/01/2017 - Humber responde e-mail sobre documentação necessária e inicialmente o histórico da faculdade não é um deles. Kalil envia histórico da escola para Eliana. Nesse momento kalil tem que decidir os dois cursos e a primeira opção permanece Game Programing, tendo que escolher entre Visual and Digital Arts (dois anos) e Animation 3D (três anos).

01/02/2017 - Kalil paga tradução dos documentos (R$200,00).

02/02/2017 - Kalil acha a certidão de nascimento dele e eu não. Saco.

03/02/2017 - Kalil busca tradução pronta com Eliana e vai ao cartório tirar cópia autenticada.

07/02/2017 - Kalil leva tradução para João (amigo no consulado) paga carimbar e já entrega na 3RA para começarem o processo do College. 

08/02/2017 - é gerada a taxa II referente ao restante do valor da consultoria (100cad) e a taxa de inscrição no College (75cad). 

09/02/2017 - realizamos o pagamento das fees (cotação do dia R$2,47) e Kalil decide pelo curso de Animations 3D como segunda opção. 

10/02/2017 - fui até o cartório da rua Guarani onde eu fui supostamente registrada e descubro que não foi nesse cartório e sim da rua Francisco Sales. Ligo no cartório e descubro que mamãe consegue olhar isso pra mim. Ela vai na próxima terça.

13/02/2017 - Kalil recebe acesso para acompanhar matrícula no site da Humber.

14/02/2017 - mamãe e Graça vão até o cartório e pedem segunda via das certidões de nascimento. 

16/02/2017 - mando e-mails para empresa de visto e questiono serviços prestados e valores. Eles analisam documentação e fazem os processos de visto de estudo para o kalil e visto complementar de trabalho pra mim. 350cad de honorários para visto do kalil + 300cad de honorários para meu visto + 150cad taxa consultar visto estudo + 255cad taxa consultar visto trabalho = 1055cad. Loucura demais! Vamos tentar fazer nós mesmo porque os valores estão absurdos.

17/02/2017 - marcamos casamento para 31/03. Graça e Ju serão nossas testemunhas.

18/02/2017 - olhamos alianças.

21/02/2017 - compramos as alianças.

22/03/2017 - Kalil é aceito na Humber. Terceiro obstáculo ✔️

31/03/2017 - casamos uhuuuuu. Quarto "obstáculo" ✔️

07/04/2017 - entramos no site do governo do Canadá e começamos o processo do visto. Perfil preenchido. 

21/04/2017 - início do preenchimento dos formulários. 

04/05/2017 - visto enviado.

13/06/2017 - TED para 3RA referente a pagamento da tuition fee do college. Agendamento dos exames médicos aguardando formulário de encaminhamento.
Obs.: detalhe que o pagamento das fees do College foi realizado antes da aprovação do visto. Ficamos extremamente apreensivos de fazer isso, mas não tínhamos opção.
Obs2.: Entrei em contato com uma das clínicas autorizadas a realizar os exames médicos e perguntei como estava a agenda e eles me informaram que, mesmo que eu ainda não tinha recebido o ok do consulado pedindo os exames, ela me orientava a agendar, porque estava demorando de duas a três semanas a próxima consulta. Caso até dois dias antes não tivesse recebido a atualização do site pedindo, eu ligava e desmarcava. Segui o conselho marquei. 

20/06/2017 - pedido dos exames pelo consulado.
Obs.: conselho anterior seguido foi a melhor decisão que tomamos em todo o processo.

29/06/2017 - exames feitos 

05/07/2017 - resultados dos exames. Meu ok, kalil com pendência.
Obs.: Nessa hora eu quase morri, porque a pendência que deu no exame do Kalil indicava que podia ser uma tuberculose na infância. Meu medo era que no dia do exame médico foi perguntado diretamente se já tivemos tuberculose ou contato com alguém com tuberculose e obviamente respondemos que não. Médica pediu outros exames para descartar essa ideia.

06/07/2017 - tomografia feita, resultado ok.

17/07/2017 - pela graça do Senhor a médica liberou o resultado do exame e sensibilizou no processo no site do consulado.
Obs.: eu quase morri de nervoso e estava prestes a ligar lá e matar todo mundo do consultório. Eles demoraram ONZE DIAS para a mulher olhar uma simples tomografia e liberar nosso processo.
"Mas, Nicole, por que tanto nervosismo?"
Porque as aulas do Kalil começavam em Setembro e estávamos na segunda quinzena de julho. Precisávamos resolver um MONTE de coisa antes de simplesmente entrar no avião e ir embora.

19/07/2017 - visto aprovado.
Todo dia de manhã eu entrava no site e via se tinha alguma atualização. Era a primeira coisa no dia que eu fazia. Nesse dia teve e eu dei um socão na mesa e a Leide e o Mark, que trabalhavam junto comigo, deram um pulo porque já sabiam o que era. Foi uma mistura de riso e choro, felicidade e tristeza que eu não sei explicar.

21/07/2017 - envio de passaporte.

Minha atualização da timeline termina aqui, mas me lembro que uma semana depois o passaporte chegou e os preparativos para nossa ida começaram.

Começamos a correr atrás de passagem e de hospedagem para quando chegássemos lá. 
Pagamos três mil e duzentos reais em cada passagem mais três mil e duzentos reais por dez dias em um Airbnb para quando chegássemos em Toronto (o que foi pouco, diga-se de passagem. Tivemos um rombo de dez mil reais na nossa poupança quando chegamos lá, porque demoramos muito mais do que esperávamos para arrumar nosso apê que moramos hoje e tivemos que ficar um mês em outro Airbnb. Obs.: no dia que saímos do ape inicial, não tínhamos para onde ir. Estacionamos no estacionamento de um Starbucks para pegar internet e corremos atrás de um ape. Se não tivéssemos achado, íamos dormir no carro esse dia. Pelo glória do Senhor conseguimos um e ficamos lá um mês antes de mudarmos para nosso apartamento que moramos hoje).

Depois de resolvido passagem (20/08) e hospedagem, a gente tinha que resolver questões do trabalho.
No dia 07 de julho eu saí do banco, que graças a Deus me mandou embora e eu tive direito a TUDO, o que nos salvou muito. Descobri que para entrar com o seguro desemprego a gente tem que marcar, não é só aparecer lá e quando fui olhar em BH só tinha data disponível lá pro dia 23, que era depois da minha partida. Desesperei, porque ia perder seis meses de seguro desemprego.
Conversando com os meninos da agencia, eles me sugeriram olhar em Santa Luzia, que geralmente era vazio. Foi o que eu fiz. Consegui agendar para a sexta feira anterior à nossa partida, dia 18/08. Deu tudo certo e eu tinha garantido também meu seguro por seis meses, o que ajudou a engordar nossa poupança e a nos ajudar nesse primeiro ano.

Minhas malas só foram feitas no sábado anterior à minha partida. Por algum motivo eu não tive ânimo para fazer antes como eu costumo fazer. Foi muito chato e estressante decidir o que levar e o que deixar. No final das contas, a gente percebe que tudo não passa de roupa e sapato e que se pudesse, deixava tudo isso para trás e embalava a família e os amigos, o resto a gente se vira depois.

Como podem ver, nosso planejamento efetivo não foi tão longo assim. Talvez quase um ano de projeto e de conclusão, mas que foi tudo muito corrido e muito estressante.

Se eu puder dar um conselho sobre o visto é que façam vocês mesmos, não contratem uma empresa. 
Primeiro que o valor é muito alto que eles pedem por esse serviço.
Segundo porque eles vão ter o acesso para suas atualizações e vocês não, o que me mataria já que eu entrava no site TODO DIA pelo menos três vezes.
Terceiro porque pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é bem simples, apenas são muitos documentos e muitos formulários. Nada mais que isso. Tem vários tutoriais e passo a passao na internet que ajudam a preencher tudo. É tudo relativamente simples.

Então é isso. Acho que deu para mostrar um pouquinho do que fizemos para mudar para cá. 
Deu muito trabalho, mas eu fico muito orgulhosa de nós por termos conseguido.


Um comentário:

  1. Melhor "frase": "No final das contas, a gente percebe que tudo não passa de roupa e sapato e que se pudesse, deixava tudo isso para trás e embalava a família e os amigos, o resto a gente se vira depois"...

    ResponderExcluir