sexta-feira, 13 de julho de 2018

Atenção à validade do seu passaporte antes de aplicar para um visto no Canadá

Como é de conhecimento de muitos, quando você tira um visto de turismo para os EUA, independente da validade de seu passaporte, esse visto é válido por dez anos (na regra). Se por um acaso seu passaporte expirar nesse meio tempo, você irá emitir um novo, mas seu visto de turismo continua ativo normal, você apenas terá que andar com dois passaportes, o novo e o antigo cancelado mas com um visto ativo.

Quando eu e o Kalil viemos para o Canadá a primeira vez em 2015, nós aplicamos para o visto de turismo e sua validade era de cinco anos ou até a data de validade de seu passaporte se esse fosse inferior a cinco anos.

Ano passado, enquanto estávamos aplicando para o visto de estudo do Kalil e o meu de trabalho, eu notei que os dois passaportes venciam antes do fim do curso do Kalil, que é de três anos. Pensei com meus botões:

- De duas uma: ou a gente tem que renovar o passaporte antes de aplicarmos para o visto para não termos problemas com o vencimento (usando a memória do visto de turismo), ou, por se tratar de visto de estudo/trabalho, esses terão a validade normal do College do Kalil e teremos que ter dois passaportes como ocorre com o visto de turismo americano.

Não fiquei apenas com isso na cabeça. Liguei para o ATENDIMENTO AO PÚBLICO DO CONSULADO CANADENSE EM SÃO PAULO e fiz exatamente esse questionamento.
O filho de uma puta atendente me disse que eu não precisava me preocupar que eu poderia usar os dois passaportes e que o fato de nossos passaportes terem data de expiração inferior ao tempo de curso do Kalil não iria influenciar em nada na data de expiração do visto.

RESULTADO????

Nosso visto vence junto com a data de vencimento do nosso passaporte.

RESULTADO 2?????

Estamos nesse momento renovando nosso passaporte e entrando com a documentação para pedir extensão do nosso visto. Uma facada de 360 doláres pelos passaportes + 405 dólares pelos vistos totalizando 765 dólares de burrice.

Então, pessoal que está aplicando para qualquer coisa na vida, NUNCA confiem em atendimento por telefone. Se você não puder formalizar uma pergunta por escrito para cobrar a informação errada e ter isso para esfregar na cara do infeliz que não sabe falar "NÃO SEI, SENHORA, SÓ UM MOMENTO QUE VOU CONFERIR COM QUEM SABE", confie nos seus instintos, ta?! Porque na altura do campeonato levar uma surra de quase 800 dólares é PHODA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário