terça-feira, 13 de março de 2018

Síndrome do Urso Polar

Antes de vir para cá, eu pesquisei sobre muitas coisas e li muitos relatos de brasileiros que mudaram para o Canadá para me preparar psicologicamente para o que eu ia passar e para me precaver e evitar certas coisas.

A mais importante, na minha opinião, e que eu não abri mão foi de vir no verão canadense para que meu corpo fosse aos poucos se acostumando com a queda da temperatura, passando pelo outono, início do inverno e aí o inverno rigoroso.
Posso dizer que foi uma decisão bem acertada, tanto que o inverno não me matou tanto assim e eu não sofri mito com o frio.

Mas outra coisa que eu li foi sobre a chamada Síndrome do Urso Polar. É quando as temperaturas baixas e a falta de sol fazem com o que o corpo só queira dormir, não queira sair de casa e fique cansado e desanimado o tempo todo.
Pensei comigo: "Isso não vai acontecer comigo. Eu serei recém chegada e estarei muito feliz, vou querer aproveitar a cidade e o frio será só um detalhe."
Engraçado como a gente é burro e se superestima, ne!?
Eu entrei em uma TPM brava esse mês e por coincidência fiquei de folga do trabalho, então estive três longos dias em casa sozinha. Meu Deus!!!! Que três dias horrorosos!!!! Eu fiquei num baixo astral e numa depressão sem fim. Teve um dia que eu chorei tanto que desmaiei de tarde de tanto cansaço (e acordei com a cara inchada, óbvio).
A TPM passou mas o desânimo não. 

Cheguei a conclusão que só pode ser essa maldita síndrome. Eu não quero fazer nada, NADA MESMO. Estou num sono sem fim e numa preguiça de viver!

Para abater essa síndrome, a pessoa tem que se forçar a fazer as coisas. Ela tem que sair de casa, ela tem que se exercitar, tem que aproveitar qualquer pequeno sol que tenha (para se abastecer de vitamina D) e não pode se deixar abater.
Mas é tão difícil isso, porque é uma coisa física, não é apenas psicológica, sabe?! 
Sei tudo o que tenho que fazer, mas não tenho forças.

Porém, nos últimos dias eu tenho tentado de verdade.
Outro dia meu shift começava às cinco da tarde. Ao invés de eu sair de casa meia hora antes de começar meu trabalho, saí por volta das duas e fui bater perna. Fui em duas lojas e caminhei bastante. Foi um dia que me vi mais animada e mais disposta.

Ontem eu larguei serviço às três da tarde e fui em um supermercado super longe da minha casa (um metrô e um ônibus de distância) e também fiquei bem animada (mas cheguei em casa por volta das oito e capotei por duas horas na cama).

Só queria registrar que a falta de luz solar realmente é uma coisa que o corpo sente e ele reclama. Nas últimas semanas as temperaturas tem estado mais agradáveis, mas o tempo tem sido feio e com pouquíssimo sol.

Só acho que o frio poderia continuar mas o sol dar o ar de sua graça, porque o que atrapalha a vida não é a temperatura, mas a falta de luz do sol.

Beijo, people!

Nenhum comentário:

Postar um comentário