terça-feira, 13 de março de 2018

O inglês como segunda língua

Quando eu cheguei aqui e até muito pouco tempo atrás, eu me sentia bem mal por não ter nascido em um país que tinha o inglês como primeira língua. Não que eu estou recusando o Brasil e blablabla, estou falando exclusivamente da língua.
Eu tinha (tenho e sempre vou ter) dificuldade com muitas coisas porque, como já disse em outro post, o inglês sempre vai ser minha segunda língua.

Canadá, país verdadeiramente de imigrantes, tem muita gente que não é daqui, mas que vieram de países que tem o inglês como primeira língua, então a adaptação não foi assim tão complicada e trabalhar, estudar, comunicar e mesmo fazer amizades não foi assim tão difícil, já que todos aqui tem que falar inglês de um jeito ou de outro.
Eu me senti muito frustrada por não ser uma dessas pessoas que nasceram emergidas na língua e tive que aprender tudo e ter muita vergonha de muita coisa. Não entender tudo o que falar, não conseguir falar tudo o que eu quero. É muito frustrante isso!

Porém, com o tempo passando e eu me sentindo aos poucos adaptada a esse país e a esse mixer de culturas, tenho me sentido bem privilegiada por ter o inglês como uma segunda língua. Isso porque, obviamente, eu tenho uma outra língua como primeira língua. Então eu posso me sentir mais rica nesse sentido, que saí do meu país para aprender uma outra língua aqui.
Entre muitas coisas novas que eu tenho aprendido vivendo fora do meu país, eu aprendi também a língua. 
Conhecimento novo é sempre muito bom e quanto mais melhor, ne, Amiga?!

Eu ouço músicas em português e espanhol e sem precisar consultar o tão amado e antigo Vagalume eu já sei sobre o que a letra fala. Eu não falo, leio ou escrevo em italiano, espanhol ou francês, mas essas línguas tem uma semelhança muito grande com o português, então eu sei que estou um passo à frente de aprender essas línguas que uma pessoa que apenas fala ingês está.

Ao inves de me sentir inferior de não falar inglês eu resolvi me sentir feliz por ter duas línguas no meu currículo agora. Eu não posso fazer discurso em inglês AINDA, mas me comunico com qualquer um e aprendi a ser grata por isso.

Um comentário: