domingo, 27 de maio de 2018

Roteiro Japão

Na vibe do Globo Repórter que fez dois programas maravilhosos sobre o Japão, vou mudar um pouquinho o foco do blog e fazer um post sobre o roteiro que eu e o Kalil seguimos quando fomos para o Japão em 2016.

Posso dizer que o roteiro foi o mais difícil que eu já fiz, primeiro porque eu não conhecia NADA sobre o Japão e não sabia nem por onde começar, e segundo porque quando as pesquisas começaram eu vi que tinha muita coisa para fazer e pouco tempo. 
Eu demorei mais de um mês para conseguir fazer o roteiro e usei uma técnica ÓTIMA que eu inventei.
Eu fiz em uma folha A4 o calendário dos dias que a gente ficava lá e escrevi em post its as coisas que tinham para ser feitas. Eu ia colocando, tirando e recolocando os lugares até achar um roteiro que ficasse perfeito (ou pelo menos o mais perfeito que eu conseguisse).
No final das contas, eu creio que ficou muito bom. Eu faria alterações, nada muito drástico. No final do post eu falo o que é e explico o motivo.

Para quem não sabe, o Japão é muito longe do Brasil, leia-se 39 horas de viagem longe.
É lógico que não foram 39 horas voando e sim em trânsito para chegar até lá.

A passagem para o Japão é realmente bem cara. Na época nós pagamos quatro mil reais cada um. E não se enganem, a gente tentou todas as formas de achar passagem mais barata (muita pesquisa, esperando promoção, entrando de madrugada). Nada funcionou, até porque a gente fazia questão de ir na primavera que é alta temporada no Japão devido ao florecimento das Sakuras. 

Assim como em qualquer viagem, quando montamos roteiros temos que levar em conta os dias de viagem, e no caso do Japão totalizava em média 3 dias (o que é péssimo, porque perdemos muito tempo em trânsito que poderia ser aproveitado lá, mas ok, fazer o que).

Antes de iniciar, só quero lembrar que nos hospedamos apenas em Osaka e em Tokyo, as outras cidades que fomos foi tudo bate e volta.

PASSAGEM DE IDA

29/03 - 11:50 - saída de Belo Horizonte pela Gol (Obrigada, Gol, por quebrar a rodinha da mala)
29/03 - 13:30 - chegada em São Paulo

29/03 - 21:20 - saída de São Paulo (sim um BIIIIGGGGG chá de aerorporto) pela United
30/03 - 06:00 - chegada em Washington DC

30/03 - 12:20 - saída de Washington DC pela ANA
31/03 - 15:25 - chegada em Tokyo (aeroporto de Narita)

Nossa viagem não começou em Tokyo e sim em Osaka, então depois dessa longa viagem, ainda tivemos que pegar o Shinkansen (trem bala) de Tokyo até Osaka, o que foi mais ou menos mais três horas de viagem (sem contar que precisamos pegar um metrô da estação do Shinkansen até a estação perto da casa que alugamos).

DIA 1 - OSAKA
Nesse primeiro dia decidimos conhecer o Osaka Castle que fica no meio da cidade e é muito interessante. É imperdível para quem vai para Osaka porque tem um parque ao redor muito bonito também. Foi nesse parque que tivemos o primeiro contato com a Sakura.



Após a visita ao castelo, fomos ao Osaka Aquarium Kaiyuan que foi um dos aquários mais legais que já visitamos (eu posso dizer isso com propriedade, porque o Kalil ama aquário e a gente sempre vai).

Finalizamos o dia em um bairro muito interessante chamado Namba. 



DIA 2 -  NARA
No segundo dia fomos para Nara, uma cidade a cinquenta minutos de Osaka.

Em Nara tem o parque dos veados e eles ficam todos soltos. A gente compra uns biscoitinhos por 100 ienes e os alimenta.

Esse templo é realmente muito lindo. É imenso!!! E lá está sempre cheio.
Detalhe para a Sakura linda. 

Foto tirada dentro do templo.

DIA 3 - KYOTO
Fizemos bate e volta para Kyoto que fica a uma hora e meia de Shinkansen de Osaka.
Tudo em Kyoto é muito fofo e tem muita cara de Japão antigo. 

É em Kyoto fica Arashiyama, a famosa floresta de bambu.

DIA 4 - OSAKA
Foi dia de bater perna por Osaka e descobrimos sem querer uma estação de metrô que chama Sakuranomia que tem um parque de Sakuras enorme!! Quase morri do coração quando vi de dentro do metrô e descemos correndo.


De tarde fomos numa loja de Pokemon muito legal que o Kalil quase chorou o tempo todo.



DIA 5 - KYOTO
Dia de Fushimi Inari-taishi que é um parque com diversos toris vermelhos que as pessoas vão para pedir saúde e sucesso nos negócios.
Se prepare para andar MUITO! Então vá com sapato confortável e disposição.


No final do dia demos uma rápida passada no museu de mangás que o Kalil amou. Pena que fomos quando o lugar estava quase fechando.



DIA 6 - TOKYO
O dia 6 foi um dia meio morto, porque fizemos a viagem de Osaka para Tokyo que é em média 3 horas. 
Mas a noite comemos pela primeira vez no restaurante preferido do Kalil hoje em dia, o CoCo Ichibanya, que é uma rede de restaurantes no Japão que serve kare.


DIA 7 - TOKYO
Nesse primeiro dia decidimos ir para Shibuya, meu bairro preferido em Tokyo, e que tem a estação de metrô com a estátua do Hachiko, daquele filme Para Sempre ao Seu Lado, e o cruzamento mais movimentado do mundo.

Apesar de na foto parecer que estava vazio, não se enganem, estava entupido de gente.

Parece de boa, mas quando os sinais de carros fecham e abrem os sinais de pedetres esse lugar ficar uma loucura.

DIA 8 - ODAIBA
Odaiba é uma ilha dentro de Tokyo que tem que ser visitada. É lá que tem o robô enorme montado que em algumas horas específicas ele é ligado e tem um showzinho de luzes e movimentos. É bem legal mesmo.
Tire um dia inteiro para visitar essa ilha porque tem muita atração e coisa legal por lá.

Esse robô específico já foi desmontado, mas tem outro montado no lugar e parece que é ainda mais legal que esse.

Restaurante chamado Baratie temática do anime One Piece. É meio caro, mas é tão legal que vale a visita nem que seja para uma bebida e um doce (que foi o que fizemos).

DIA 9 - TOKYO
Dia de visitar o bairro diferentão de Shinjuku.

A gente acho esse bairro tão esquisito e sem nada pra fazer (A GENTE não achou muita coisa pra fazer além de andar) que a única foto do dia foi essa. Foi tirada de um andar alto de um shopping. Provavelmente tem coisa para se fazer, mas a gente não conseguiu descobrir.

DIA 10 - TOKYO
Dia do bairro nerd preferido do Kalil, Akihabara. Se decidirem ir em um domingo, a rua principal do bairro fica fechada para os carros e aberta para os pedestres andarem livremente. É bem legal mesmo.

Nunca vi tanto prédio com tanta loja e tanta tranqueira nerd para comprar.

DIA 11 - MAEBASHI
Nesse dia nós fomos visitar a cidade da minha Batian, Maebashi na província de Gunma.

Tinha um mini templo no meio da rua que encontramos e entramos para conhecer e tirar fotos.

Um parque ao lado de uma avenida principal da cidade.

DIA 12 - HAKONE
Foi uma tentativa frustrada de ver o Monte Fuji. Vale a pena ir se o tempo tiver bom, mas estava muito frio e nublado, o passeio de teleférico e outros que facilitariam ver o Monte Fuji estavam fechados devido a atividades vulcânicas, então, na minha opinião, foi um dia jogado fora. Mas o Kalil curtiu um pouco, então valeu.

Fizemos um passeio no lago com esse navio que estava lotado de turistas.

Lá atrás dá para ver um tori vermelho. Tinha como ir até lá a pé para visitar, mas estava muito frio e eu com muito mau humor para cogitar fazer isso.

DIA 13 - TOKYO
Esse foi nosso último dia no Japão. Para fechar com chave de outro nós fomos de manhã em Akihabara novamente para o Kalil se despedir e no finalzinho da tarde e à noite em Shibuya para eu me despedir.

Sim, ele levou a camisa do Galo pro Japão.
DIA 14 - DIA DE IR EMBORA
Acordamos bem cedo (bem cedo mesmo, tipo cinco da manhã) para ir embora e começamos o trajeto de retorno ao Brasil.

PASSAGEM DE VOLTA
14/04 - 11:00 - saída de Tokyo aeroporto de Narita pela ANA
14/04 - 10:40 - chegada em Washington DC

14/04 - 22:10 - saída de Washington DC (sim um BIIIIGGGGG chá de aeroporto) pela United
15/04 - 08:40 - chegada em São Paulo

15/04 - 11:55 - saída de São Paulo pela Gol
15/04 - 13:18 - chegada em Belo Horizonte

BALANÇO FINAL
A viagem foi ótima e acho que para uma primeira vez as escolhas foram boas.
É lógico que tem muita coisa que não tivemos chance de visitar e Hiroshima foi uma delas, mas era uma cidade muito longe e decidimos deixar de lado e ir em uma segunda vez.
O que eu achei que poderíamos ter feito é diminuir uns dois dias de Tokyo e colocar em Kyoto e talvez nos hospedarmos uns quatro dias por lá e visitar mais a fundo a cidade. Tokyo é uma cidade grande assim como New York e Toronto e não tem muita história e muito a cara do Japão antigo que é o que eu gostaria de ter visitado mais. 
Então, de uma próxima vez, acho que uns três dias em Tokyo é mais que suficiente e deixar mais dias disponíveis para visitar lugares que são 100% japoneses e que só encontramos lá.

Bom, povo, sei que o post ficou imenso, mas a viagem foi imensa também, ne!?
Se caso as duas pessoas que visitam o meu blog frequentemente tiverem alguma dúvida, podem me perguntar que eu respondo, ok?!

Um beijo e até a próxima!!

Um comentário:

  1. Muito bom mor! Adorei! Faltaram alguns detalhes das nossas estadias e mais informações de gastronomia!!!

    ResponderExcluir