domingo, 29 de outubro de 2017

Path - a cidade subterrânea torontoniana


Gente! Sério! A cada dia eu me surpreendo mais com essa cidade. 
Eu já sabia da existência da cidade subterrânea aqui, mas eu nunca tinha pensado na dimensão dela.
Quando viemos em 2015, a gente meio que viu um pouquinho de nada do Path (é o nome da cidade subterrânea, ta?!). Quando a gente é turista a gente não presta muita atenção nas coisas, a gente só quer saber de conhecer os pontos turísticos, comer e fazer compras, ne?! Mas isso não é errado, a viagem turística é diferente mesmo do dia a dia da vida no geral.
(Divaguei um pouco, vamos voltar).

Para quem não sabe, algumas cidades de países de primeiro mundo tem as "cidades subterrâneas" para ajudar na época do frio intenso (procurei na internet e acho que tem mais, mas só consegui achar as cidades subterrâneas de Toronto e Montreal no Canadá e em Tokyo no Japão. A do Japão também é muito interessante. Eu e o Kalil conhecemos quando fomos lá, mas é bem diferente daqui. Os enormes corredores de Tokyo ligam centros comerciais a estações de metrôs mas é basicamente isso. Calma que vou mostrar como que é aqui em Toronto).
Eu já tinha comentado com o Kalil que eu queria ver o mapa do Path porque, até onde a gente sabia, ele ia de um lugar ao outro, acabava e começava de novo em outro lugar, e vamos ser sinceros, isso não faz o mínimo de sentido porque o Path perderia totalmente o propósito que é facilitar a vida das pessoas no frião, mas eu sempre me esquecia de olhar na internet.

Ps. aqui: o frião chegou, ta?! Não frião de inverno tipo temperatura negativa, mas estamos pegando 8o com sensação de 6o ou até menos. Então, assim, tipo, estou sofrendo já, porque ainda estou aprendendo a me vestir e posso falar que tenho acertado em 60% das vezes, ou seja, em 40% das vezes eu congelo.

Eu e o Kalil estamos morando no centro e definitivamente está sendo uma experiência louca demais. Todo dia a gente conhece uma coisa nova sem querer e hoje não foi diferente.

Como estamos na semana do aniversário do casal, estamos nos permitindo certas estripulias e hoje foi dia de... MC DONALD'S! Yeyyyyyy. Só que aqui o domingo é igual domingo de todo lugar, nem tudo abre e se abre fecha bem cedo.
Fomos no Mc Donald's de um lugar aqui perto e fica em um prédio aqui no centro que chama Brookfield Place (tem um prédio em NY com esse mesmo nome). Esse prédio fica ligado à Union Station pelo Path e a e gente também descobriu isso sem querer.  Chegando lá ele estava fechado.
Kalil olhou no google um outro Mc Donald's aqui no centro que estivesse aberto e tinha um que ficava a 20 min a pé de onde a gente estava, ou seja, a gente tinha que andar no frio que estava lá fora. Poréééééém, o Kalil viu que o Google Maps mandava a gente ir pelo Path. 
"Uaiiiiiii, tem Path daqui até lá?" Uhuuuuuuu, então era aquilo mesmo que a gente pensava, o Path liga vários pontos do centro da cidade de forma contínua. Nossaaaaaaa, foi a descoberta do milênio, vocês não tem ideia!!!!!

E olha só o que achamos! Estava na nossa cara TODOS OS DIAS e a gente não via:

O mapa do Path!!!!! 

Olha a imensidão desse trem, gente!!!!!! São 30km de corredores ligando 75 grandes propriedades  do centro da cidade e que são acessados por 200.000 pessoas POR DIA!!! Vou mostrar para vocês onde a gente estava e para onde fomos sem sentir um pingo de frio, tudo por debaixo da terra em corredores de um verdadeiro shopping, ou seja, cheio de lojas, restaurantes, agências de bancos, banheiros limpíssimos (sim, usei).

Tive que fazer o caminho pelo Google Maps porque não consigo editar no mapa do Path, gente?! Falta proficiência na edição, foi mal.

É muito sensacional isso, de verdade. O principal shopping do centro, o Eaton Centre, fica há uns trinta minutos daqui a pé a agora podemos ir lá sem problemas de frio e de chuva também, ne?! Isso é uma mão na roda sem fim, gente. A gente também ganha tempo que não tem que ficar atravessando rua e esperando sinal abrir e fechar e etc.

É uma notícia ótima para quem tem planos para nos visitar aqui, porque pode incluir o inverno tenebroso na lista.

Tem alguns pontos que ainda não tem o Path, mas estão no planos. Aqui no nosso prédio não tem o Path, apenas o projeto dele, então a gente tem que sair na rua para acessar a Union Station ou o Mapple Leaf Square que são lugares que estão ligados ao Path, mas como a gente só tem que atravessar a rua LITERALMENTE para nós não tem problema. 

Então, people, considerem vir no inverno porque a dificuldade será menor do que eu imaginava, viu?! É lógica que algumas coisas vocês terão que enfrentar o frio porque são coisas que ficam ao ar livre, a minha linda amada CN Tower por exemplo, mas até a gente chegar lá, podemos ficar quentinhos no Path e passar frio o menor tempo possível.

É isso, gente! Espero que estejam gostando. Gentileza dar o feedback se eu estiver escrevendo confuso, ta?! Mas é que empolgo e vou escrevendo como se eu tivesse contando para um amigo sentado e tomando uma cerveja.
Beijo!!!







Um comentário:

  1. Sensacional!!
    Obs.: Na próxima vez pede a sua amiga tec. em informática para ajudar na edição da imagem tá!
    Bjos

    ResponderExcluir