terça-feira, 19 de abril de 2016

Japão e suas excentricidades

Que o Japão é um país totalmente diferente do Brasil, isso todo mundo sabe. Diferente em tudo que se possa imaginar, mas eu, como uma pessoa que não é crítica nem observadora (aham), vi coisas que tenho certeza que ninguém vê. Isso porque, enquanto estou sentada no metrô protegida pelos óculos escuros, estou olhando para todos os lados e reparando em TUDO e em TODOS (se eu faço isso no meu dia a dia no Brasil, não ia fazer isso no Japão? Até porque eu podia chamar a atenção do Kalil em português e ninguém ia entender - ou pelo menos a chance de entender era muito pequena, ne?!).

Vale ressaltar que minha lista terá alguns tópicos que são facilmente encontrados na internet e coisas que ninguém se preocupa em comentar, porque são coisas retardadas irrelevantes. Os números informados em alguns tópicos são inventados pela minha pessoa, não são valores reais, são apenas baseados na minha percepção =) Então vamos à minha humilde e pequena (!) lista. 

1- o Japão é um país extremamente limpo e isso não é novidade pra ninguém. Quem não se lembra das notícias que saíram em vários jornais brasileiros dos japoneses limpando os locais onde ficaram assistindo os jogos da Copa do Mundo no ano passado? Mas o mais interessante é que quando tomamos uma garrafa de água ou comemos alguma coisa, naturalmente procuramos por lixeiras para jogar fora o lixo (naturalmente para pessoas educadas, claro). Porém, a gente simplesmente não encontra nenhuma!!! Sim!!! Tudo é extremamente limpo, mas é igualmente difícil achar lixeiras pela cidade. Praticamente todos os dias a gente chegava no apartamento e só aí podíamos eliminar da mochila toda a quantidade de lixo que foi juntada durante o dia. 
Não sabemos o porquê disso, mas pude imaginar (chutar) que é obrigação de cada um manter o seu lixo consigo mesmo. Não é necessariamente obrigação do governo espalhar lixeiras pela cidade e depois recolher o lixo. A pessoa pode muito bem guardar o lixo e jogar em casa, onde tem o serviço de recolhimento do lixeiro.

Ruas limpas ao extremo. Dá até vergonha de andar pelas ruas do Brasil.

2- as japonesas são lindas!!!!! Logicamente que o padrão de beleza é completamente diferente do que temos no Brasil, com mulher com peitos e bundas enormes. Elas tem cabelos lindos, são extremamente vaidosas com maquiagens leves, saltos gigantescos, roupas elegantérrimas e uma pele de seda. Elas são realmente muito lindas. Eu não sabia que minha beleza era do sangue japonês que corre nas minhas veias hahahahahha. 

3- 99% das japonesas que vimos usavam meia calça (elas usam muitas saias). E muitas delas, a gente não conseguia distinguir se estavam usando ou não, porque as meias calças eram da cor da pele. Eu e o Kalil por várias vezes ficávamos competindo pra ver quem descobria se aquilo era meia calça ou não hahahha (dois idiotas)

Conseguimos constatar que a da direita está de meia calça também.

4- aquele 1% restante usava calça, mas quase ninguém usa calça jeans por lá.

5- A maioria das mulheres usam saltos, e não são saltinhos, são saltos enooooooooormes. Elas usam para pegar metrô, para andar no centro das cidades, para visitar pontos turísticos que eu de tênis morria de dor nas pernas. E se vocês acham que elas faziam cara de cansaço ou de dor, estão muito enganados, sempre com sorriso no rosto como se estivessem usando pantufas.



 
E sim, ela está de meia calça, só não parece, mas está.

6- por causa do motivo anterior, as japonesas tem os pés mais tortos que eu já vi na vida. Elas fazem ângulos com os pés e os tornozelos que são impossíveis para qualquer outra pessoa. Enquanto elas estão paradas aguardando o metrô chegar, elas fazem acrobacias bizarras com os pés, e andam com os pés totalmente tortos. Tentei fazer e não consegui. Sério, isso é um dom (ou uma consequência doída do uso dos saltos).

7- as crianças e adolescentes que estão na escola tem um padrão de uniforme que é geral. Independente de qual escola eles estudem, o uniforme é o mesmo: terno azul para os meninos e blusa com saia e paletó para as meninas. E todos eles andam impecáveis. Sem blusas para fora da calça ou mangas dobradas.


8- 98% dos homens usam ternos, mas, ao contrário do que vemos no Brasil, a meia não tem que combinar com o terno ou com o sapato necessariamente. Vimos meia branca de usar com tênis e até um senhor que estava com meia verde água de lã!

9- as pessoas se vestem da forma que elas querem e muitas vezes parecem fantasiadas, mas ninguém olha pra ninguém com cara de deboche ou com olhar de julgamento, pois se vestir da forma que se quer é um costume deles (e que deveria ser aderido no Brasil. As pessoas daqui são muito críticas - inclusive eu -  e o que as pessoas vestem não deveria ser da nossa conta).

 


Muitas japonesas ainda se vestem de quimono, às vezes apenas para se divertirem, mas muitas vezes no dia a dia para o trabalho mesmo.

10- vi apenas uma pessoa de dedos de fora, todos os outros usavam sapatos fechados. Pode ser porque fomos em uma época mais fria, mas até nas lojas, a  maioria dos sapatos vendidos eram fechados.

11- homens usam bolsa, sim bolsas, não pastas, mas bolsas.


12- japoneses adoram malas. Eles levam malas para todos os lugares. No metrô tem milhares de pessoas com malas. Sinceramente não sei o que eles levam lá, não sei o que é tão grande e qual a necessidade de levar isso para o trabalho, mas eles realmente adoram.



13- não é tão comum como no Brasil mulheres com orelhas furadas, até porque na escola as crianças e adolescentes não podem usar brinco. Vi muito brinco de pressão e poucos brincos para orelhas furadas para vender.

14- os cabeleireiros dos japoneses devem fazer um curso muitoooooooooo aplicado, pois nunca vi cortes de cabelos tão lindos e precisos. Eu quase cortei meu cabelo lá, mas já tinha saído do Brasil com o cabelo cortado (e detestado).

15- em sua maioria, o japonês ou é velho ou é pai/mãe de família, isso porque vimos muitos pais com crianças pela cidade. Eu e o Kalil ainda brincamos que a fila preferencial no Japão era para pessoas novas, porque eles eram definitivamente minoria hahahahha. Mas vale lembrar que vimos muitas pessoas velhas, mas todas elas na ativa. Eram pessoas que iam e vinham do trabalho. 

16- no Japão tudo é muito correto e organizado, e a organização parece muito ser natural do dia a dia, nada que é determinado ou lei. Apesar de ser um país muito diferente do nosso em TODOS OS SENTIDOS, não tivemos dificuldade alguma de compreender como a vida anda por lá. Tudo, em todos os lugares, em todos os sentidos, segue um padrão simples. Por exemplo: a mão do trânsito é inglesa, ou seja, vem pela direita e vai pela esquerda. Pensando nisso, em qualquer lugar que você anda a pé, seja no shopping, no metrô ou na rua, o lado direito é de quem vai e o lado esquerdo é de quem vem. Isso evita uma confusão e tromba tromba desnecessário. Esse caos no centro da cidade no horário do rush é diminuído por esse simples costume. Entretanto, caso você anda do lado errado (como eu e o Kalil andamos por um tempo até entender o que acontecia), ninguém vai te cutucar e te falar que você tá errado, ninguém vai fechar a cara pra você ou te xingar, eles vão continuar caminhando como se você não estivesse ali. 

Nesse caso, pode ver que tem dois lados indo e um voltando, mas pode-se ver que organização para andar pelo metrô, ninguém esbarra em ninguém. 

17- o que me leva ao próximo tópico. Japonês não exprime reação para as coisas. Se alguém esbarra nele, se alguém empurra ele... não se vê cara feia, resmungo ou xingo. Esbarrou? Ok, vida que segue. Eles não se emputecem com isso (inclusive o Kalil ficou absurdado com isso e disse que vai trabalhar esse lado calmo e zen do japonês e parar de reclamar e de se deixar ser afetado por certas coisas).

18- japonês tem uma facilidade de dormir que não é normal. Ele dorme em qualquer lugar. Não é difícil ver alguém dormindo no metrô, e quando eu digo dormir, não é fechar os olhos e tirar um cochilo, é dormir dormir mesmo, de apagar, de cair de lado. Isso porque, como todo mundo sabe, japonês trabalha muito. Quando estávamos voltando pro Brasil, tivemos que pegar metrô 5:30 da manhã e já tinha um movimento bom de pessoas irem trabalhar. 

19- japonês bebe muito. Mais de uma vez eu vi pessoas bêbadas no metrô. Um homem estava tão bêbado que, além de exalar cheiro de bebida, ele variava entre dormir e chorar. Mas a diferença entre o japonês e qualquer outra pessoa no mundo, é que eles são tão discretos, que não se vê bêbado gritando, vomitando e fazendo escândalo em lugar nenhum. Eles estão ali na deles e não incomodam ninguém, NINGUÉM.

20- metrô = lugar de silêncio e calma em meio ao caos do dia a dia do Japão. É proibido conversar no celular dentro de transportes públicos o que resulta em muito silêncio (não que seja proibido que caso alguém converse ele será preso ou levará uma multa. Eles apenas pedem para que as pessoas evitem conversar no celular para evitar atrapalhar outras pessoas. E o japonês, ser superior que é, ele simplesmente respeita). Então o máximo que a gente ouve é um leve mumurinho de duas pessoas conversando uma ao lado da outra (e ainda digo que eles falam tão baixo que era difícil de ver que pessoas conversavam). Mas eles ficam no celular jogando ou mandando mensagem O TEMPO TODO.


21- 99% das pessoas tem Iphone e, desses 99%, 99% tem o mais novo. Acho que em nenhum lugar do mundo é assim. A Apple está bem demais no Japão, viu?!

22- os japoneses não tem costume de usar óculos escuros. Enquanto eu não consigo sair no claro sem óculos escuros, se vi cinco pessoas usando foi muito.

23- não é atoa que o país é de primeiro mundo. Japonês acha soluções simples para qualquer coisa.


Pra que ficar com a bolsa o tempo todo durante a viagem de shinkansen? Vamos colocar um gancho simples!


24- os japoneses são cuidadosos com tudo, inclusive e principalmente com comida. Na porta da maioria dos restaurantes tem os pratos representados com resina e no cardápio tem a foto do que é servido para facilitar a escolha tanto para os nativos quanto para os estrangeiros. Surpreendentemente, o prato que chega é IDÊNTICO ao prato mostrado. E não apenas isso, o prato vem lindo e super bem montado. Não é estilo Mc Donalds que o Big Mac é lindo na foto e quando abrimos a caixinha ele está todo torto e todo mal montado. Não!!! Lá eles se preocupam com isso e eu, como uma pessoa extremamente chama e crítica, percebi isso e anotei para nunca mais esquecer: existem pessoas no mundo que se preocupam em fazer o consumidor comer tanto com a boca quanto com os olhos.

Esse é um exemplo dos pratos de resina que são mostrados para que o cliente saiba como virá o prato.

Famoso lamen japonês montado com excelência.

Donuts que tivemos dó de comer de tão lindo, mas que comemos mesmo assim =)

Olha que perfeição de doce!


25- homens usam unhas grandes, mas não lixadas e cortadas bonitinhas, apenas grande, como se todos eles tocassem violão (eca!).

26- mulheres adoram franjas. Pelo menos 97% das mulheres usam. E são lindas e bem cortadas. Parece que todos os dias pela manhã elas acordam mais cedo para lavar e secar o cabelo para que as franjas fiquem impecavelmente certinhas.


27- em praticamente toda esquina tem aquelas máquinas de venda de bebidas com coisas geladas ou quentes (o gelado é realmente gelado e o quente é realmente quente). Os preços são super justos e vende de água, a chá, energético, café e sucos. É realmente uma mão na roda com a correria do dia.


28- eles AMAM escada, mas quando eu digo que amam, é porque amam mesmo. Todo mundo acha que japonês é magro por causa da comida, mas não é! Eles tem escadas rolantes, mas eles são tão conscientes com tudo que preferem subir pelas escadas para fazer exercícios, inclusive os velhinhos e os velhos pra caramba (Japão é país de primeiro mundo não é atoa), então, ao lado de toda escada rolante, tem uma escada.


É lógico que eu subi de escada rolante (o de vermelho é o Kalil me humilhando e subindo a pé na raça).

Acho que já deu de primeiro post, né?! Já deu pra ver que gosto muito de falar escrever. Então, só para finalizar, Japão é um país surpreendente e que superou todas as expectativas que tinha. Com toda certeza é um lugar que eu voltaria muito feliz no futuro.

Então... Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário