terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Sentimentos

 Tempos de ócio são sinônimo de ficar pensando o tempo todo e de ficar rolando o feed do Instagram.

Hoje eu estive inspirada e fiquei lendo várias passagens de livros, poemas e mensagens de motivação, e constantemente me deparo com esse tipo de mensagem:


Eu sofro constantemente com auto shame em que eu fico me sentindo ridícula e me culpando por sentir ou pensar as coisas, como se fosse ridículo, coisa de adolescente, de gente imatura, como se fosse patético uma mulher casada de 32 anos sentir e pensar certas coisas.

Aí vem meu questionamento: qual a necessidade de incentivar as pessoas a deixarem as coisas pra lá e que isso é coisa de gente madura?
Engolir sentimento e não falar sobre ele não significa que ele não está lá.

É tão complicado quando a gente tem que mentir para nós mesmos para parecermos mais adultos e maduros. É tão doído a gente não poder ser honestos com nós mesmos.

E não sei vocês, mas se alguém gosta de mim eu vou ficar muito feliz de saber disso, sentimento bom é para ser compartilhado, dividido, multiplicado.

Os quotes de incentivo e de inspiração insistem em nos falar que temos que ser superiores, que temos que deixar o outro vir atrás, que o silêncio é a melhor resposta, mas eu sinceramente acho que o silêncio funciona para quem gosta de responder com o silêncio (sem contar que silêncio pode ser um tipo de ghost e eu pessoalmente sou super contra, porque eu acho uma falta de respeito quando a pessoa só some e para de falar sem dar maiores explicações, já até falei sobre isso anteriormente). Se você é como eu que gosta de saber das coisas, que valoriza uma comunicação profunda, que gosta dos pingos nos Is e que se sente melhor falando e se expressando, não se sinta pressionado a se calar para ser superior, afinal de contas o que você ganha com isso? No final do dia você vai ficar pensando sobre o assunto, remoendo sozinho, alimentando sua ansiedade? Então fale! Se expresse! Quer ser superior para quem? Em relação a quem? 
Você acha que é melhor do que o coleguinha porque ele fala do que sente e você não? No final das contas, você provavelmente está cultivanndo uma dor de estômago ou uma úlcera aí atoa.


Corra você atrás do que você quer, não seja espectador da sua vida. Não coloque na mão de outras pessoas a decisão do que importa para você.

Você gosta? Vai atrás! Relações humanas precisam de manutenção (como diz a poeta Flávia Maurílio), a gente tem que saber dar pelas pessoas que a gente gosta e não apenas esperar que elas venham.
Mas corremos o risco de estar dando murro em ponta de faca, então precisamos saber quando parar, mas esse momento só nós vamos decidir quando estamos prontos para isso.

Eu moro longe, a mais de 7mil km dos meus, então se eu não vou atrás deles, muitas vezes posso me afastar de pessoas que quero na minha vida (às vezes para sempre e às vezes de forma temporária). 
Tenho pessoas que estão em constante contato comigo, tenho pessoas que se eu não for atrás não fala comigo, e isso não é porque não se importam. Cada um tem seu motivo. 
Porém, se isso te incomoda, FALA COM A PESSOA! Faça ela entender o porquê de isso te incomodar e dê a ela a oportunidade de falar porque ela é mais distante, afinal de contas nem todas as relações precisam ter presença diária.

E para finalizar esse post que começou de um jeito e terminou de outro, eu vi esse quote aqui e adorei:


Sejamos sempre honestos com a gente. Se você gosta, deixa a pessoa saber. Se ela não gostar de volta, acontece, lide com isso do seu jeito (seja ficando em silêncio após, seja chorando, seja virando a página), mas você merece colocar esse sentimento para fora e a pessoa merece saber, e isso é você que vai decidir. Esquece o que vai parecer, se você é "emocionado", se você entendeu errado, se você é imaturo ou adolescente.

Sentimentos e sensações são naturais e inerentes ao ser humano. Repito, negá-los não os fará  desaparecer, você só estará mentindo para você mesmo. 

Vamos reconhecer o que a gente sente, aceitar e aprender a lidar com isso. Como diz a maravilhosa Rita, aka minha psicóloga, a gente tem que entender o que está acontecendo para tentarmos controlar e decidir o que fazer com aquilo.
Depois que ela me disse isso, uma coisa aparentemente simples, tudo ficou mais fácil em diversas áreas da minha vida.

Um comentário:

  1. Adorei seu texto. Talvez vc devesse ter um ig com frases "motivacionais" melhores do que esse repeteco que tem por aí!
    E eu adorei que me chamou de poeta! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir