domingo, 5 de julho de 2020

Dia 1 - #conquistasdemim - Criando meu hábito para os próximos 21 dias

Eu e a Flavinha nos inscrevemos num "desafio" de uma página no Instagram que se chama Flor de Mim.
Esse desafio consiste em uma jornada de 3 semanas (21 dias... dã, jura?) que consiste em medir a produtividade durante esse prazo.

A jornada é dividida em três partes sendo a primeira semana focada no autoconhecimento, a segunda em ação e a terceira no descanso.

Começamos hoje e a atividade do dia se trata de criar um hábito para os próximos 21 dias.
As instruções são:
* ele precisa durar no máximo uma hora, mas pode ser algo mais simples e menor
* o hábito tem que me deixar feliz e animada
* e ele tem que depender somente de mim

Eu estava pensando em meditar, porque é uma atividade que eu gosto muito, mas que por algum motivo eu não me esforço muito para fazer, apesar de eu sempre me sintir muito calma depois. 
Mas a meditação que funciona para mim é a que dura entre 4 e 8 minutos. Eu fiz esse teste e quando eu tentei uma meditação acima de 8 minutos eu me entediei e comecei a ficar nervosa, então para mim o tempo menor encaixa melhor e tem o resultado que eu quero.

Mas conversando com a Flavinha ela me deu outras ideias que eu gostei e vou colocá-las em prática também, que é escrever e gravar.

Abrir um parênteses aqui.
Quando eu estava com a viagem planejada para ir para o Brasil eu super me empolguei para começar a gravar tudo e fazer vários vlogs para eu ver no futuro e me lembrar como foi legal (ou não) as coisas que eu passei, e eu fiz vários vídeos (não todos que eu quis) e estou terminando de editar eles para postar no meu canal do youtube (que é fechado, ta. Se você quiser assistir tem que me pedir o link e torcer para eu querer que você assista).
Aí a Thau outro dia também super me incentivou a continuar gravando porque estão ficando super legais e tal, aí me empolguei. Comecei a gravar.

Fechando parênteses agora e voltando para o assunto do post.

Aí gostei das sugestões da Flavinha e vou fazer os três: meditação, gravar e escrever todos os dias.

A escrita não quer dizer necessariamente que será aqui. Eu tenho um livro que comprei há uns dois anos que são 300 questões que eu tenho que escrever sobre (vem com o assunto ou a pergunta que eu tenho que escrever) e é bem legal. Eu comecei a fazer e, assim como tudo que eu começo na minha vida, eu parei.
Aí retomei há uns três dias e me animei de novo (e é em inglês, então é bom que vou treinando minha escrita também).

Então é isso. Estou com essa jornada para as próximas semanas. Amanhã deve chegar algum challenge novo e estou na expectativa do que será.

O ano de 2020 não é o que eu estava esperando, mas talvez coisas boas saiam dele também, ne!

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Eu to voltando pra casa, outra veeeeeezzzzz (música do Lulu Santos se vocês nao entenderam a referência)

Dia 26 de junho de 2020 eu finalmente consigo voltar para casa. 

Que aventura que vivi nesses meses, viu?! Meu filho vai ouvir história sobre 2020 muitas vezes no futuro, vai ser aquele tipo de história que ele vai dizer "de novo, mamãe? Já sei ela de cor de tantas vezes que você contou", mas ele nunca vai saber exatamente o que foi viver em 2020 (espero que 2021 não venha para nos mostrar que a gente devia ter agradecido por 2020, viu!).

A primeira coisa que eu notei de diferente depois de quatro meses em BH foi o cheiro de tudo. As ruas tem um cheiro diferente, a minha casa tem um cheiro diferente. Engraçado isso, ne, porque assim que eu cheguei no Brasil o que eu mais notei foram os barulhos, que são MUITOS! Nossa, Brasil, porque tão barulhento? Mas quando eu voltei eu não notei a ausência de barulho e sim o cheiro hahahaha 
Eu não sei explicar muito bem que cheiro é, mas é diferente e foi ele que me fez me sentir em casa novamente. Quando eu estava no Brasil eu não senti falta dele, mas quando cheguei aqui foi a coisa mais familiar que senti e que me fez sentir bem automaticamente.

Hoje já é quarta feira, quinto dia desde a minha chegada, e como vim de fora eu tenho que ficar 14 dias em casa em quarentena. Apesar de eu e o Kalil não podermos sair, eu ainda não senti vontade de dar uma volta, mas constantemente eu abro nossa janela e fico olhando para o lago e para as ruas lá embaixo. Eu senti falta disso tudo, mas ao mesmo tempo eu não consigo sentir que estive fora por tantos meses. Semana passada eu estava no Brasil, passando mal de nervoso, e hoje estou aqui e parece que nunca saí. 

Apesar de tantos meses fora de casa impedida de voltar, eu achei esses quatro meses muito bons, foram muito difícies, mas foram muito bons também. Acho que definitivamente e sem nenhuma dúvida foram meses de muito crescimento e de muito estreitamento de relacionamento com muitas pessoas, isso é o que me deixou mais feliz.

Hoje é dia 01 de julho, primeiro dia do segundo semestre do ano. Quando olho para trás, para o primeiro semestre do ano, parece que foi há muito tempo kkkkk e quando eu balanceio, parece que foram tempos perdidos, que eu não fiz nada. Na verdade eu realmente não produzi nada, fui meio que uma inútil para o mundo, mas para mim, pessoalmente, muita coisa aconteceu. 

Foi ruim, mas foi bom. Equilibrou.
E como eu falei muitas vezes para meus pais, eu não me arrependi nem um minuto de ter ido. 
Se eu tivesse marcado minha viagem para uma semana antes, eu teria ido e voltado a tempo do fechamento da fronteira; se eu tivesse marcado minha viagem para uma semana depois, eu teria ficado presa também, mas não teria tido tempo de ver todo mundo que eu quis e planejei; se eu tivesse marcado para abril (que era uma das minhas opções) eu não teria ido, o que seria meu pior pesadelo, porque eu tinha que ir para o Brasil esse ano ou eu ia entrar em depressão. Então sim, eu fiquei feliz de ter ido, não me arrependi e estou bem com minha decisão e com o que eu vivi.

Agora é me habituar novamente na minha realidade de volta para casa e continuar tentando sobreviver a 2020.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Hoje era o dia que eu deveria voltar para casa, mas o covid-19 mudou meus planos.

Engraçado e irônico isso, né?! Por dois anos eu chorei e não era grata por ter ido para o Canada como eu mesma sonhei. Aí o ano de 2020 começa e com ele a esperança de que tudo ficaria melhor e que esse seria o ano que tudo mudaria para mim. 

Já estava tudo planejado!
Primeiro eu iria para o Brasil e iria ver todas as pessoas que eu sentia falta, ia beijar muito a Duda, ficar muito com meus pais e tirar de mim aquela doença chamada saudade.
Aí voltaria para casa (Toronto) e começaria a mudar minha vida profissional. Iria mexer no meu currículo, melhorar meu perfil no LinkedIn, aplicar com mais foco e afinco nas vagas que eu queria e tudo ia melhorar.
Já estava planejado também que eu iria começar a trabalhar num estúdio de pilates. Eu já tinha entrado em contato com o estúdio e já estava tudo combinado: trabalharia toda terça por duas horas e teria pilates liberado. Assim que eu voltasse do Brasil ia começaria na primeira semana!

Aí a vida veio e me deu vários golpes. “Por que vários?” voce pergunta. Ah, querido leitor, é porque os golpes vieram aos poucos mesmos, e o saldo final foi quase um golpe mortal.

Senta que lá vem história (história mesmo, viu?! Porque meu filho irá estudar isso na escola em alguns anos - isso se algum dia eu voltar para casa e conseguir uma chance de ter um filho com meu marido, né?!).

Farei uma linha do tempo para que vocês (e eu no futuro) entendam o que passei (e estou passando, porque a novela não acabou ainda).

Em dezembro de 2019 surgiu um novo vírus na China que eles chamaram de Corona vírus. Em dezembro ainda era uma situação pequena, poucas pessoas deram importância à isso.
Em janeiro de 2020 o Canadá começou a se preocupar e a lançar notícias de que o vírus tinha saído da China e que todos deveriam se cuidar. “Máscaras e álcool em gel são importantes, canadenses”. O canadense levou a sério e de um dia para o outro não se achava mais máscaras ou álcool em gel para vender. Mas mesmo assim achamos que era exagero e que não precisava de nada disso.
Em fevereiro de 2020 definitivamente o vírus saiu da China e já tinha alcançado outros países ao redor, mas assim como muitas pessoas eu achava que o vírus nada mais era do que uma gripe e que esse povo estava louco. Entretanto, comecei a evitar encostar no metrô quando não era necessário, abrir as portas com o corpo e a lavar as mãos o tempo todo no trabalho e quando chegava em casa da rua.
Minha tia, minha madrinha e meu pai me ligaram e me pediram para eu viajar de máscara. “Pra que, gente? Que exagero. Primeiro que não tem máscaras em Toronto desde janeiro, segundo que não tem necessidade nenhuma”.
Março de 2020 chegou e com ela a felicidade de ir ao Brasil. Demorou, mas chegou!!!!!! A empolgação era tamanha que comecei a gravar meu excitement para fazer um vídeo e assistir sempre para lembrar o quanto eu estava feliz.
O tão esperado 04/03 chegou! Malas prontas, vídeos gravados o dia todo dos últimos preparativos. No aeroporto beijo meu marido e falo que a viagem vai passar rápido, em três semanas estou de volta. Coitados, os dois acreditaram.

Viagem rolando, encontrando pessoas, cerveja, choro, papos em dia, beijos na minha Duda, café da manhã com meus pais, só felicidade na minha vida. Mas o mundo não acompanhava. 

13/05: O Canada começou a fechar tudo e a colocar todo mundo em casa. As faculdades, universidades e escolas suspenderam tudo e transformaram as próximas semanas em aulas on-line. As empresas mandaram os funcionários para home office, então Kalil já estará em casa em tempo integral a partir de segunda por no mínimo duas semanas (tempo de quarentena solicitado por se tratar de um vírus que fica incubado no corpo por 14 dias). 

15/03: (primeiro soco, mas esse foi de levinho, até porque eu não levei a sério. Digamos que eu levei e ri, trouxa que sou). 
O Corona começou a se espalhar CABULOSAMENTE para todos os lugares. As notícias assustavam muito. Já estavam rolando há um tempo, mas aqui no Brasil a gente não estava dando atenção e a bomba explodiu no dia 15, mas a Itália entrou em um estado de transmissão SURREAL e galera parou de sair de casa em um isolamento social nunca antes visto. Estados Unidos apareceu no ranking de países contaminados, China fechou as portas do país e de todos os estabelecimentos. A coisa começou a ficar feia REAL, mas por aqui no Brasil pessoal saindo de boas e sem dar importância para o surto.

16/03: (segundo soco, esse já deixou um pequeno hematoma). 
Justin Trudeau anuncia que vai fechar a fronteira do Canadá e só canadense, residente permanente, americano e parente direto de canadense que entra a partir do dia 18/03 e que quem estivesse fora do país deveria voltar o mais rápido possível e que, inclusive, as companhias aéreas iriam alterar as passagens sem custos de remarcação.  Eu acreditei? Não, porque estava acompanhando o site oficial do governo (cic.gc.ca) e não tinha nada lá falando. Mas o estresse começou porque todo mundo começou a me mandar essa notícia e eu comecei a ficar um pouco tensa. Passava o dia todo com a cara enfiada em rede social, site do governo e site da Aircanada (minha companhia aérea) para ver se meu voo ia ser cancelado ou se alguma coisa oficializava.
Com o estresse das notícias, começou a aparecer pessoas próximas levemente assustadas com minha visita e com a possibilidade de eu ter alguma coisa e transmitir. Era incerteza de voltar para casa concomitante com tristeza de ter gente próxima com medo de mim.

17/03: (terceiro soco. Esse doeu mais, tive que colocar gelo e tomar um remedinho). 
Tento trocar minha passagem para ir embora antes do dia 18. Acho uma passagem para o mesmo dia, mas COMPLETAMENTE inviável. Eu sairia de bh dia 17 às 22 hrs e chegaria em sp por volta das 23hrs. O voo de sp para Toronto sairia no dia 18 às 19hrs, e toda essa beleza aí teria uma taxa de 500 dólares. Óbvio que não troquei, respirei fundo e decidi que se meu voo não fosse cancelado eu iria entrar nele na cara e na coragem e embarcar para casa, afinal de contas até parece que eles iam me mandar de volta se não tinha nada oficial em lugar nenhum, só uma declaração do primeiro ministro. 

18/03: (quarto soco, mas esse foi dado com uma força desnecessária e eu fiquei de cama de tanta dor). 
Bom, dia 18 era o dia que O Canada ia fechar a fronteira, não era? Entrei de manhã no site oficial e ainda nada falando lá sobre isso. PORÉM, ao consultar minha passagem para confirmar se meu voo estava cancelado aparece uma informação de atenção porque foi implementada algumas restrições de entrada e eu teria que ver se elas afetariam meu voo. Quando entro para ler o que eu descubro? Sim, Nicole, você está proibida de entrar no país. Puta que pariu! Sim, desculpa o palavrão, mas nesse momento só um palavrão consegue chegar perto do meu sentimento de desespero. 
O que eu faço agora? Não posso voltar para minha casa e é oficial. E o problema maior, até quando? Ligo para o Kalil e decidimos que vou mudar minha passagem para primeira semana de abril, achamos que quatorze dias após o fechamento seria o ideal, né, afinal de contas a quarentena que foi indicada é de duas semanas. Decidi que não ia mudar para 1o de abril para não dar azar, a partir do dia 2 de abril. Então eu coloquei um prazo até sexta feira dia 20 para mudar essa passagem, até lá eu tentaria entrar em contato com a Aircanada para ver se eu poderia entrar no país com um exame negativo do Corona. 

19/03: (quinto soco. Estou começando a ficar anestesiada de tento apanhar). 
Consultando passagens vi que não tem mais passagem para abril dia nenhum. Está completamente zerado. O site da companhia aérea não localizou NENHUM voo em NENHUM dia do mês. Decido que vou esperar até amanhã para ver se algum voo em abril vai ser incluído e se não for trocarei para a primeira semana de maio. 
Estados Unidos e Canadá decidem fechar fronteira entre si também, então no Canadá agora só entra canadense, familiar direito de canadense (cônjuge e filho) e residente permanente.

20/03: (esse foi nocaute e me pegou desprevenida, foi daqueles que a gente não sabe de onde veio, sabe).
Ontem dormi em maio e hoje acordei em julho.
Calma, eu explico.
Acordei de manhã e fui olhar rede social (sigo várias brasileiras que moram em Toronto e duas delas estão no Brasil na mesma situação que eu) e uma delas me posta uma informação que a fronteira estará fechada para imigrantes até no mínimo TRINTA DE JUNHO!!!!! Gente, eu vim para ficar vinte dias, eu não queria mudar de volta para o Brasil não, poxa!
Mas tudo bem, tive um mini ataque de pânico que permaneceu por uns dez minutos e passou, afinal de contas arrancar cabelo não resolve, né. Entrei no site da aircanada e alterei minha passagem para 10/05 na esperança que algo de melhor acontecerá até lá e eu consiga voltar PELO MENOS nessa data.
Porém, no final do dia um feixe de luz apareceu laaaaaaaaaa no final do túnel, e foi a primeira notícia boa nesse mar de notícia ruim e incertezas. O Canada soltou uma nota de o país está se preparando para criar aberturas para estudantes e trabalhadores com vistos ativos no país. No início da próxima semana alguma informação nova irá sair e que devemos aguardar, não é para irmos de mala e cuia para o aeroporto. Aparentemente a fronteira entre EUA e Canadá irá abrir para estudantes e trabalhadores, o que não resolve necessariamente o meu caso, mas que já acende a luz da esperança, né!!

Então por enquanto é isso, a realidade atual é essa. O mundo em pandemia e eu presa dentro de casa e ao mesmo tempo fora de casa hahahahaha rindo para não chorar! 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Acho que deu, ne?!

Engraçado como às vezes tudo o que a gente precisa é ouvir de pessoas aleatórias, e sem intenção, coisas que você tem tentado se convencer e que pessoas próximas tentaram te convencer mas você não conseguiu ouvir.
Acho melhor explicar, é mais fácil do que fazer uma introdução assim tão grande, ne!?

Estamos aqui em Toronto desde Agosto de 2017, então já são dois anos e meio. Nesses dois anos eu esperei me acostumar com a distância e as dificuldades da vida aqui, e quando eu passo três meses sem ter um ataque de choro incontrolável por ter vindo pra cá, já considero uma vitória imensa.

Outro dia estava conversando com uma moça que trabalha comigo na American Eagle e ela me perguntou se sou nascida e criada no Canadá (uma forma muito educada e discreta de me perguntar de onde sou, já que tem tenho muito sotaque, mas porque as pessoas aqui são delicadas ao questionar esse tipo de coisa para não serem vistas como preconceituosas ou algo do tipo). Comentei que eu sou brasileira, que estou aqui desde Agosto de 2017 e etc.
Ela comentou comigo que veio com o marido há vinte anos atrás e que não tinha ninguém aqui, só os dois e que foi muito difícil no início.
Ai eu empolguei e disse "Sim! É muito difícil, né?!", e ela "Muito mesmo, mas foi só nos três primeiros meses, depois passou".
Eu senti uma vergonha interna TÃO GRANDE. Poxa vida (optei por usar 'poxa vida', mas queria mesmo era usar um palavrão) , estou aqui há dois anos e meio, tenho What's App que facilita ligar por chamada E por vídeo com quem eu quiser, já recebi milhões de visitas e até hoje eu estou nessa murrinha de chorar pelos cantos e ter pena da coitada da imigrante que veio para onde ela quis, e quando ela quis, mas mesmo assim fica jogando esse tempo dela fora e chorando? Ahhhhhh não!!!! Acho que deu de auto piedade, ne!?

Essa conversa que durou cinco minutos me acendeu um negócio que acho que mudou minha forma de pensar. Eu estava tendo pena de mim mesma e justificava porque vida de imigrante é difícil sim e blablabla. Nicole, minha filha! Acorda pra vida, mulher! Você tem o PRIVILÉGIO de ter pessoas que te amam e que escolhem o Canadá para passar as férias para te ver; que você está a 7.934km (sim, eu olhei e essa é a exata distância entre Belo Horizonte e Toronto) e ainda tem muitas pessoas extremamente próximas de você e que não deixaram a distâcia separar vocês; que você mudou de país por vontade própria; que escolheu para onde ir; entre muitas outras razões para agradecer aos céus.

Então é isso! DEU! Vai viver sua vida feliz e exercer a palavra modinha da GRATIDÃO e para de se ver como vítima, você não é!
Demorou dois anos e meio para você enxergar isso e uma desconhecida te falar para você ver.
Antes tarde do que mais tarde, ne?!

sábado, 30 de novembro de 2019

Sala VIP da Copa Airlines

O tempo tem voado mais do que eu gostaria, porque a Flavinha já veio, já foi embora e já tem um mês que ela me deixou. Vai com calma, tempo!!!
Quando ela veio, a passagem com preço bom que achamos foi pela Copa Airlines e seus voos são sempre bem difíceis, porque na vinda para cá tem uma escala de doze horas no Panamá. Quando decidimos mesmo por essa passagem, começamos a pesquisar mais sobre a possibilidade de ela passar esse tempo na sala VIP da Copa enquanto mofava no aeroporto.

Em 2018 a Thauana veio para cá e fez o mesmo voo e também ficou nessa sala, então a Flavinha pegou várias informações com ela. Foi quando eu pensei em fazer um post aqui, pois no futuro, caso alguém pegue o mesmo voo, já temos todas as informações aqui.

Fiz uma mini entrevista com a Flavinha e aqui estão suas respostas:

1- vale a pena?
Se você for ficar um tempo considerável no aeroporto, SIM!
Acredito que de 8hs para cima.

2- o que tem incluído na sala vip?
Banheiro, internet, comida (lanches), chuveiro.

3- tem que reservar?
É possível, mas não precisa.
Mas você precisa estar voando pela COPA ou ter algum cartão conveniado ou participar de algum clube de benefícios.

4- qual valor você pagou?
53,50 USD

5- como é a internet?
Muito boa. Funcionou perfeitamente todo o tempo em que estive lá e em todos os lugares dentro da sala. Tem placas com nome da rede e senha espalhados por toda a sala.

6- como é a comida?
Não é grandes coisas. Eles não têm refeições, por exemplo. Só “snacks”.
A comida, no dia em que eu estive lá foi dividida em 2 opções, café da manhã e lunch.
No café da manha tinha pacotinhos de biscoitos, cupcake, bagel, frutas (banana e maça), cereais e iogurte.
No lunch tinha 3 opções de sanduichinhos, desses com mini pãezinhos. Tinha de frango, rosbife e azeitonas, biscoitinhos, cenouras e um outro vegetal que não sei, verde, e frutas.
No tempo em que estive lá não faltou comida nem um minuto. Tinha um funcionário repondo o tempo todo.
Eu fui embora por volta das 17hs e por isso não sei se durante a noite eles trocam.

7-  quais as opções de bebidas?
Tinha uma máquina de café a vontade o dia todo, bem como água.
Tem um bar onde eles servem, sucos, refrigerante, destilados e cervejas a vontade e sem custo adicional.
Tinha 3 opções de cerveja, eu tomei apenas a Lite que era a mais ligth. Destilados eu não conheço, mas parecia tem um quantidade de variada descente.

8- a sala vip é grande?
A sala é bem grande com vários ambientes diferentes e separados e com muitas cadeiras.
Tem um ambiente com TV, que fica separado e tem um sofá bem grande.
Tem ambientes para reuniões, com portas e grandes mesas.
Tem uma área específica pra quem quer trabalhar com computadores, com mesas, cadeiras e tomadas para isso.
Na área do bar tem 2 tv’s passando jogos de futebol o tempo todos e com mesas e cadeiras.
Na área comum, maior, tem cadeiras/poltronas espalhadas por todos os lados e tv’s passando notícias/jogos.

9- como são as cadeiras?
Tem pelo menos 3 tipos diferentes. Eu achei todas muito confortáveis e espaçosas.

10- dá pra tirar uma soneca?
Sim, perfeitamente. A pesar de eu não ter conseguido dormir msm. Eu vi várias pessoas fazendo.
Eu achei a sala bem segura. Por isso dá perfeitamente para tirar uma soneca a vontade sem medo de alguém pegar suas coisas.

11- o ar condicionado é bom?
Considerando que o Panamá é bem quente achei o ar maravilhoso, a diferença do clima dentro da sala e fora era gritante. Tem áreas mais frias e outras não tanto caso a pessoa não goste de ar. Mas acredito que seja bom levar uma blusinha, caso a pessoa seja daquelas que se incomoda fácil com frio.

12- quais as formas de pagamento?
Somente cartão de crédito.
Assim que eu cheguei a moça fez questão de se certificar se eu tinha algum dos cartões ou era membro de algum que dão desconto. Lá tem todas as informações, por isso mesmo que ninguém te pergunte é valido dar uma olhada.

13- quantas horas você ficou lá?
Eu fiquei 12hs no panamá, descontando 2 horas para embarque e desembarque fiquei lá umas 10hs.

14- dá pra sair e voltar quantas vezes quiser?
Sim. Assim que vc chega você faz um “cadastro” e paga e daí em diante pode entrar e sair quantas vezes quiser. Eu recebi um recibo e fiquei com ele o tempo todo para o caso de alguém me pedir, mas ninguém nunca pediu.

15- tem tomadas pra carregar o telefone?
Sim, cada cadeira tem 2 tomadas no padrão americanos e USB também.

16 - como é o local para guardar bagagem?
Logo na entrada tem um lugar para guardar as bagagens se desejar, mas ele não é vigiado nem tem identificação. Se colocar sua bagagem lá eles não se responsabilizam caso alguma coisa seja roubada ou a bagagem suma. Mesmo assim muitas pessoas utilizam o espaço. E eu também utilizei quando decidi sair para ver as lojas fora da sala.

17 - banheiros bons?
Os banheiros ficam do lado de fora da sala, ao lado da entrada.
O tempo todo que estive lá o banheiro esteve impecavelmente limpo. Tem uma quantidade boa de banheiros, eu não tive que esperar por um lugar vazio nenhuma vez.
As cabines são espaçosas, o que é importante já que as vezes tive que ir com minha mala e mochila lá e para o caso de querer trocar de roupa.
Essa sala tem chuveiro, caso você queira tomar banho, mas ele não fica dentro do banheiro. Eu não vi como são as instalações do banheiro, porque é só um e você precisa pegar a chave na recepção para utilizar. No momento em que pensei em pegar a chave para dar uma olhada estavam usando e aí acabei desistindo.
No site fala que é permitida a utilização por 20 min se não me engano.

18 - como é o atendimento?
Achei as atendentes da recepção muito prestativas e educadas. Não precisei falar inglês nem espanhol com elas.
Dentro do estabelecimento tem um pessoas no bar e uma pessoa repondo a comida. Em todas as interações que eu tive com eles, eles foram muito educados e prestativos.

19 - e a limpeza?
Esse é um item que eu gostaria de destacas, a limpeza de todos os ambientes é impecável.
A sala é extremamente limpa. Tem faxineiras que ficam o tempo todo na sala recolhendo e limpando. Durante o tempo em que estive lá eu não vi nenhuma cadeira vazia com lixo deixado por outra pessoa, por exemplo.

20 - onde é a localizção da sala?
Eu não achei muito fácil encontrar a sala.
Não tinha nenhum lugar onde eu pudesse perguntar e ela não é muito bem identificada.
Como ela fica em um segundo andar, a entrada dela é bem pequenas e é só uma porta com acesso a elevadores e escada.
Eu passei por ela pelo menos 2x antes de achar e só achei porque olhei na internet, Lado ar – 2.º andar, acima dos portões 130 e 133. Somente voos internacionais.
Vi em um site que tem a indicação de localização da sala, mas eu não vi.

Considerações finais
No geral fiquei muito satisfeita com a sala, mas eu nunca tinha estado em nenhuma outra.
Para mim que fiquei 12hs no panamá valeu muito a pena, porque fiquei confortável, com acesso ilimitado a internet e com opções de lunch o dia todo.
Senti falta de refeições mais robustas, mesmo que tivesse que pagar algum valor adicional por elas. Acho que teria feito toda a diferença.
Me senti super confortável e segura na sala. Houve momentos em que eu fui ao banheiro (que é fora da sala) e optei por deixar as minhas coisas na sala, ao invés de ter que guardar tudo e levar comigo. Durante as primeiras horas observei as pessoas fazer isso e depois de algum tempo eu já estava confortável para fazer também. Levava somente o dinheiro, documentos e celular.

Então é isso. Queria agradecer nossa entrevistada por ter tirado um tempinho do seu dia para responder nossas perguntas kkkkkk Obrigada por isso, Amiga.

Ela não lembrou de tirar fotos do lugar, mas disse que as fotos no site são fiéis, então caso queiram dar uma olhadinha, consultem o site do aeroporto.

Um beijo e até a próxima!

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Roteiro de visita =)

Depois de tantos meses esperando e planejando tudo, Flavinha já chega aqui na semana que vem! 
Sendo bem sincera, passou bem rápido, viu?! Pensei que ia demorar para sempre, mas não, passou super voando.

A Flavinha vem para ficar do dia 4 a 26 de outubro (ela sai de BH na quarta dia 2 de noite e chega aqui na madrugada da quinta pra sexta, e vai embora no sábado 26 pela manhã). ANSIEDADE DEFINE.

Então, após fazer o roteiro diversas vezes, acho que finalmente cheguei em um bem legal. Talvez mude (provavelmente) mas vou postar aqui como ficou para consultas futuras =)

Flavinha fica aqui muitos dias porque me ama ahhahahah também, mas também porque vai fazer três semanas de aulas de inglês, o que foi ótimo para mim, porque ela tem aula pela manhã (eu vou poder trabalhar normalmente todos os dias) e nos encontramos todas as tardes e nos finais de semana. 
Temos muitos planos e muitas coisas legais para fazer. Então vamos lá!

03/10 (quinta) - chegada 1:30

04/10 (sexta) - esse dia vamos acordar tarde, eu acho. Ela chega de madrugada e com certeza já vamos começar a falar um bocado, então planejei um dia bem calmo e sem muitas coisas. 
Pensei em levá-la no Tim Hortons pra gente tomar café e dar uma volta aqui ao redor de casa mesmo.
Aí de noite podemos ir no Loose Moose e se o Kalil sair em um horário decente do trabalho ele pode encontrar com a gente lá. Loose Moose é um bar aqui pertinho, não tem nada demais, mas gosto de lá.

05/10 (sábado) - já consultei na previsão do tempo que deve chover, mas mesmo assim estou querendo ir para Niagara Falls pela manhã. Flavinha não dirige e a gente ainda não tem carteira de motorista, então já pesquisei e vamos de trem Go. A gente sai de manhãzinha daqui (por volta das 9h) e duas horas depois estamos lá. 
Aí vamos fazer o de sempre e seguir as duas tradições de Niagara Falls que não vou contar aqui porque quem quiser saber tem que ir com a gente kkkkk.
A gente volta por volta das sete da tarde e lá pras nove já estamos de volta.

06/10 (domingo) - esse dia não tenho nada planejado, apenas quero levar a Flavinha em um supermercado para que ela compre algumas coisas para deixar na casa dela caso sinta fome quando não estiver na rua. Ela alugou um quarto, então vai ter certa privacidade.

07/10 (segunda) - esse é o primeiro dia de aula dela. Provavelmente é quando ela vai decidir que tipo de curso quer fazer e fará uma prova para saber o nível e etc. Não sei se esse dia ela vai ficar muito tempo na aula, mas de qualquer forma ela já vai estar com o Presto dela (cartão de transporte) e pode sair da escola e me encontrar no centro.
Para esse dia, estou pensando em irmos em um Tim Hortons novo que abriu na King St. W que é mais fancy e diferentão. Acho que abriu tem um ou dois meses e até outro dia tinha fila para entrar. Espero que até dia 07 a gente não tenha tanta dificuldade.
Quero ir também no Trinity Bellwoods. É um parque que tem aqui na Queen St. W que eu nunca fui. Já passei na porta várias vezes mas nunca entrei. A gente pode fazer um piquenique ou algo assim, sentar lá e ficar batendo papo. É um parque bem bonito e perfeito para ver as árvores já ganhando cores de outono. 

08/10 (terça) - nesse dia a gente tem uma sessão de fotos. Compramos a experiência no Airbnb e estou super animada! Amooo fotos e vai ser bem legal ter legal um profissional tirando fotos memoráveis nossas. Eu conversei com o fotógrafo e vamos no final do dia para o Distillery District. Ele acha que tem um ambiente bem legal para fotos lá. Então é isso que temos para o dia. 
Estou pensando em ir um pouco mais cedo para mostrar o lugar para ela antes e quem sabe sentar em algum lugar e tomar uma cerveja, vamos ver como será o dia.

09/10 (quarta) - toda quarta feira, mesmo eu aqui e ela no Brasil, a gente escolhe um filme e assiste juntas. Decidimos que temos tempo suficiente para fazer isso aqui também, então ela já está providenciando alguns filmes para trazer. Nesse dia vou passar com ela no Pizza Pizza e pegar ou um combo ou uma pizza para nós. Amo receber pessoas em casa, então acho que vai ser bem legal.

10/10 (quinta) - ela comentou que não quer fazer muitas compras e que isso não é uma prioridade para ela, mas eu amo o Yorkdale Mall, acho ele lindo, então estou pensando em a gente ir lá para ela conhecer e também ir na Orfus Road que é bem pertinho para ver se ela faz alguma compra. 
A Orfus Road é uma rua que tem algumas lojas de super outlet. Eu já tive sorte de comprar algumas coisas lá, então vamos ver se ela também dá essa sorte.

11/10 (sexta) - vamos na Toronto Island visitar porque o ferry ainda vai estar transportando o pessoal para a ilha central. 
Para quem não sabe, a Toronto Island é uma ilha (dã) aqui em downtown e a cidade possui um ferry que leva as pessoas para três pontos diferentes da ilha. Tem uma área residencial por lá, mas não sei se as pessoas moram o ano todo ou se seriam casas de veraneio ou algo assim (minha dúvida é porque no auge do inverno o lago congela, então não sei como o ferry funciona nessa época). 
No final de outubro até início da primavera mais ou menos, o ferry faz o transporte apenas para a área residencial da ilha, já que as áreas turísticas ficam fechadas devido ao frio.
Como ela vem no início de outubro, quero aproveitar o ferry para irmos na ilha central e torcer para as árvores já estarem mudando de cor.
Depois que voltarmos podemos ir tomar uma cerveja na Steam Whistle que é uma cervejaria aqui do lado de casa que eles fabricam a cerveja ali mesmo.

12/10 (sábado) - iremos em Chinatown, Kensington Market e Grafitty Alley. Provavelmente vai estar mais cheio, mas o Kalil também gosta de ir nesses lugares, então estou priorizando coisas que ele gosta nos fim de semana para ele ir, mas também porque Kensignton Market fica mais legal nos fins de semana por estar mais cheio.
Iremos almoçar no Ajinsen (nosso restaurante de rámen preferido) e passamos no Krispy Kreme para comprar uns donuts (sei que a Flavinha adora e lá é bem gostoso e bem barato).

13/10 (domingo) - iremos à praia nesse dia. Não é exatamente para tomar sol, porque os dias já estarão bem mais frios, mas eu e Kalil não conhecemos Beaches, que é aqui pertinho, e queremos ir para conhecer porque é bem bonito. Aí podemos ir durante o dia e depois almoçar/jantar no The Works, hamburgueria preferida do Kalil aqui.

14/10 (segunda) - iremos no Chá. É um lugar que tem aqui muitooooo fofo que chama Kitten and the Bear. É um chá super fresco e muito mocinha. Eu sou doida para ir lá. É daqueles chás que a gente vê em filme que você realmente toma chá com biscoitinhos e bolos. É muito fofo e muito menininha. Estou muito animada.

15/10 (terça) - nesse dia estou pensando em dar uma volta com a Flavinha pela Queen St W. É uma rua bem legal de downtown com diversos brechós e uma vibe bem legal. Podemos almoçar no Wilbur Mexican na King St W e ir para casa nos arrumar porque a noite temos CIRQUE DU SOLEIL!!! 
Eu estou MUITOOOOOOOOOOOOOOOO animada. Eu sei que já falei isso mil vezes, mas esse é realmente bem legal. A gente comprou os ingressos há uns dois meses já. O espetáculo é o Alegría e está vindo num tour de comemoração de 25 anos. Vai ser muito legal.

16/10 (quarta) - quero levar a Flavinha no Dixie Outlet. Não sei se ela vai querer comprar alguma coisa, mas como não estou focando muito em compras, um dia ou outro vou levar ela em algum lugar, vai que ela quer comprar umas coisinhas.
Indo para o Dixie de bus, tem um caminho bem legal que eu estou pensando em parar para tirar fotos. O bus passa dentro do bairro e atravesso o trilho do trem. É um lugar bem legal e bem bonito para fotos. Eu já passei por esse lugar umas duas vezes e sempre pensei em parar para fotos, mas nunca o fiz. Acho que podemos parar dessa vez, principalmente porque estou torcendo para as árvores mudarem de cor super rápido para as fotos saírem ainda mais lindas.
De noite voltamos para minha casa para assistirmos outro filme, afinal de contas é quarta. ne!? Ainda não decidi o que iremos comer.

17/10 (quinta) - um dia de boas dando uma volta nem Harbour Front e uma passadinha de leve no St. Lawrence Market para ela conhecer.
Provavelmente iremos comer alguma coisa nesse dia. Tenho uma lista de lugares para comer, então darei para ela escolher.

18/10 (sexta) - dia de passeio super turístico. Vou levá-la na Nathan Square para conhecer o Toronto Sign e a prefeitura onde tem várias cenas da série The Handmaid's Tale que ela ama. Depois iremos na Dundas Square e no Eaton Center. 
Vamos almoçar na Warehouse da Yonge St que é um restaurante que eu gosto muito e que todos os pratos são 5.95 =D

19/10 (sábado) - não tenho nada planejado exatamente para esse dia, apenas que iremos em um Korean bbq para almoçar.

20/10 (domingo) - também não tenho planos para esse dia. Talvez a gente possa ficar aqui em casa e peço o Kalil para fazer um chilli e a gente faz uma tarde mexicana aqui. Veremos.

21/10 (segunda) - já li que The Village é um bairro bem legal daqui e eu não conheço, então estou querendo ir lá com a Flavinha e nós duas conhecemos juntas.

22/10 (terça) - a Flavinha quer ir apenas na CN Tower e no Ripley's Aquarium e estou planejando para ela ir nesse dia. 
Lembrar de ir na CN Tower no pôr do sol porque fica bem bonito.

23/10 (quarta) - iremos no High Park para passear e fazer um piquenique.

24/10 (quinta) - O DIA MAIS LINDO DO ANO!!!!!!!!!!
Sempre ouço muito que a University of Toronto é um lugar lindo e eu também não conheço, então podemos ir lá a tarde e a noite, quando Kalil chegar do trabalho, iremos no REC Room para brincar e comer. 
REC Room é tipo um fliperama aqui do lado de casa. Kalil já foi com o pessoal do trabalho e disse que é bem legal.

25/10 (sexta) - último dia da Flavinha aquiiiiiiiiiiiiiiii..... Vai ser um dia triste. Provalmente iremos sair para almoçar em um lugar legal e vamos falar igual loucas. Vai ser um dia triste, com certeza.

26/10 (sábado) - acordar cedo e levar Flavinha no aeroporto (dia triste).

Ela vai ficar muito tempo aqui e estou com as expectativas lá em cima. Espero que seja tudo o que eu estou esperando.

AMIGA!!!!!!!!! CHEGA LOGO!!!! ESTOU TE ESPERANDO!!!!



domingo, 11 de agosto de 2019

Alguns dias são muito piores que outros

Assim como está no título desse post, ontem eu constatei que eu tenho muitos dias ruins por aqui, mas que alguns são definitivamente piores e mais difíceis que outros.

Ontem, 10 de agosto de 2019 a Thau casou. Fez tudo o que sempre sonhou, um pouco diferente do que sonhava quando tinha 17 anos, mas fez tudo do jeito que quis, com toda a pompa que merecia, e mesmo vendo o quanto ela estava feliz, foi muito difícil vê-la feliz daqui, tão longe, sem poder dar um abraço nela e sem poder aproveitar o momento com ela, como sempre pensei que aproveitaria.

Aí tudo vira um misto de sentimentos muito difíceis mesmo. 
É óbvio que eu sempre soube que ia perder muita coisa, mas me preparar para essa perda não significa que quando a gente vive vai ser menos difícil.

Eu comecei o dia de ontem com muita ressaca. No dia anterior fui para a casa de uma amiga e bebi um pouquinho demais do que eu deveria, então minha manhã de sábado já estava ruim fisicamente. Aí liguei pra Thau no meu caminho pro trabalho. Ela estava maquiando e feliz e nervosa, e eu não estava lá.
Aí já comecei a me sentir muito mal. Já comecei a chorar ali, na rua sozinha, pensando que realmente o dia chegou e que meus planos para ir e passar o mês de agosto no Brasil tinham realmente ido pro beleleu e que eu perderia MUITO mais coisa do que aniversários e encontros. A ficha caiu, sabe.
Conversei com a Flavinha (oi, Amiga) e pedi fotos e vídeos e ela fez exatamente o que eu pedi kkkkk Obrigada, amiga, de verdade. Apesar de chorar em cada foto e vídeo, foi muito bom ver tudo.

Cheguei triste na loja, mas respirei fundo. Conversei com uma das meninas e expliquei que meu dia ia ser difícil e que eu ficaria mais off, ela conversou comigo sobre outras coisas pra me distrair, mas meus olhos não saíam no celular. A cada foto que eu recebia eu chorava mais um pouquinho e deixava ela falando sozinha.

Comecei com essa da galera arrumada se preparando para a cerimônia.

Da esquerda pra direito temos Carine gravidíssima, Lucas (noivo da Luh), Luh, André, Sônia, Tata, Henrique e Flavinha

Tão lindos e bem arrumados, ne, fiquei orgulhosa. 
Luh ganhou como o vestido mais lindo. Amei demais.
Já chorei, mas respirei e engoli, não me entreguei.

Aí recebo meus pais lindos e elegantes, fazendo a vez de padrinhos no meu lugar e do Kalil. 
A Thau convidou os dois para substituírem a gente. Nunca imaginei que ela faria isso, e chorei muito com a notícia, uma mistura de felicidade e tristeza.


Ai que saudade. É possível a saudade doer? É sim, depois de um ano e meio a saudade dói, fisicamente. 
Tão lindos, tão elegantes (que inveja deles).

Minhas princesas S2

Aí a Flavinha filmou o lugar todo pra mim. Vi onde ia ser a cerimônia, onde ia ser a festa, a casa onde a Thau estava se arrumando. Isso tudo durante meu shift de trabalho. Imagina o quanto o meu dia foi produtivo, ne! Pois é.

Aí a cerimônia começou. A Flavinha foi gravando vários trechos pequenos e eu pensei que ia ter um ataque quando ela mandou meu pai e minha mãe entrando.
Eu comecei a soluçar e quis morrer naquele momento. Doía tanto! Eu me odiei tanto por ter vindo embora. Por que eu quis isso, meu Deus! Eu devia estar lá! (dramática? Demais, mas se você não está vivendo o que eu estou vivendo, com o peso e consequências das minhas decisões, sua opinião não importa. Converse com qualquer imigrante que perdeu aniversários, casamentos, nascimentos, velórios e qualquer ocasião importante que você verá que nesse momento todos eles quiseram por uma fração de segundo, ou por um fim de semana inteiro como eu, voltar pro país de origem e não sair de lá nunca mais).
Eu não consigo postar o vídeo do papai e da mamãe entrando, mas estavam lindos.
Uma das moças da loja não sabia que eu estava triste e só me viu chorando e ficou desesperada. E eu não conseguia explicar. A outra menina explicou e disse que sentia muito por mim, que sabia o quanto devia estar sendo difícil.
As coisas aqui são diferentes. Ninguém sai abraçando ninguém quando a pessoa chora, no MÁXIMO um tapinha no ombro, então, quando ela me perguntou se eu era uma hug person (uma pessoa que abraça) eu disse que sim e abri os braços hahahah eu precisava! Aí a outra moça veio correndo e falou que abraço em grupo era mais efetivo kkkkk foi um momento fofo, de verdade.

Aí respirei e o choro passou. Até pensei que não iria chorar mais, acho que já estava bom, ne?! Afinal de contas a cerimônia logo acabou então nada mais me faria chorar. Poor me, mal sabia que o vídeo que mais me faria chorar estava pra chegar.

Fofos!
Umas duas horas depois, corri atrás do meu atraso na loja e fiz mil coisas que eu deveria ter feito de manhã. Desci pro estoque e fiquei terminando minhas coisas lá sozinha. (ps.: foi um shift de quatro horas apenas e eu provavelmente chorei em três delas).

O cantor da festa foi um amigo meu da época do banco, aí eu já tinha combinado com ele de cantar uma música para a Thau e falar que tinha sido dedicada por mim, que eu aqui de longe mandei pra ela. E ele começou a tocar nossa música:

Chuva bate na janela
E eu me lembro de nós dois aqui
Ouço agora aquela música velha
Que você cantou um dia pra mim
Você foi pra um país distante
Li agora o seu cartão postal
Sua foto na estante
Te vejo ano que vem no carnaval
Chove chuva, chuva chove
Cai do céu pro chão 
Corre vem lavar o meu rosto
Eu sei de tudo o que acontece entre a gente
Nem imagino tentar te esquecer
Não vejo a hora de ver novamente e ficar com você
Every time I think of you
I fell a shot right through into a bolt of blue
It's no problem of mine but it's a problem I find
Living the life that I can't leave behind
There's no sense in telling me
The wisdom of a fool won't set you free
But that's the way that it goes
And it's what nobody knows
And every day my confusion grows
Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for the final moment 
You'll say the words that I can't say
I feel fine and I feel good
I feel like I never should
Whenever I get this way, I just don't know what to say
Why can't we be ourselves like we were yesterday
I'm not sure what this could mean
I don't think you're what you seem
I do admit to myself 
That if I hurt someone else
It's impossible because I love you, baby

A Thau chorou, muito. A Luh chorou, a mamãe chorou, e eu pude ver no vídeo, e isso me matou. Eu pensei que meu coração estava sendo despedaçado. Ódios de mim, eu deveria estar lá!!!!
Dezoito anos de amizade, dezoito anos que essa música é nossa e dezoito anos que sempre que ouço lembro dela. 

Thau, sinto muito não ter estado com você no seu dia. Sinto mais por mim que por você, porque você teve muita coisa na cabeça e eu não tive nada, a não ser você. Eu te desejo toda a felicidade desse mundo todo e que o Fernando possa te dar tudo o que você merece. 
Saiba que estou aqui para sempre e para o que você precisar, que mesmo de longe nada mudou e nunca vai mudar.
E não se esqueça NUNCA, você merece o mundo, mulher.
Te amo muito, desde sempre e para sempre.